CAM Formação Inicial de Motoristas de Pesados de Passageiros (ELEARNING)

750.00 

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Descrição

Enquadramento

A formação inicial acelerada de 140 horas é obrigatória e deve ser renovada de cinco em cinco anos, a contar da data de realização do exame, antes do fim da validade do CAM.

Segundo o Decreto-Lei nº 126/2009 de 27 de Maio, a formação inicial acelerada tem como objetivo a aquisição/atualização dos conhecimentos fundamentais para a atividade do motorista, com especial destaque para a segurança rodoviária e dos próprios motoristas e a racionalização do consumo de combustível. Assegurar a qualificação dos motoristas, tanto no acesso à atividade de condução, como durante o respetivo exercício, ao longo da sua vida ativa.

140 Horas

840 – Serviços de Transporte

A presente ação de formação destina-se a motoristas com mais de 23 anos, com carta de condução das categorias D, D+E, que tenham obtido a sua carta de condução após 9 de Setembro de 2008.

A formação visa a aquisição de conhecimentos e aptidões práticas necessárias, de forma a desempenhar a sua atividade com elevados padrões de qualidade e segurança, para a atividade de Motorista de Transporte Rodoviário de Veículos Pesados de Passageiros, tendo em vista a aprovação em exame a realizar no IMT e obtenção da CQM – Carta de Qualificação de Motorista.

Mecânica e Eletrónica (07h00)

 Condução defensiva, económica e ambiental (21h00)

 Regulamentação laboral (07h00)

 Regulamentação da atividade (14h00)

 Sinistralidade (14h00)

 Prevenção da Criminalidade no Transporte (07h00)

 Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho (07h00)

 Situações de Emergência e Primeiros Socorros (07h00)

 Relações interpessoais e qualidade do serviço (14h00)

 Contexto económico e Organização empresarial (14h00)

 Tecnologias de Informação e Comunicação (14h00)

 Formação Prática – Condução (14h00)

A formação a executar está organizada em módulos temáticos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conteúdos/conhecimentos a desenvolver, embora apresentem a flexibilidade necessária à sua adaptação em função do perfil, características e nível de conhecimento dos formandos.
Ao nível das metodologias formativas preconizadas os temas são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos. Serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de autoaprendizagem/pesquisa.
Será promovido o recurso sistemático a diferentes técnicas e métodos pedagógicos, incidindo essencialmente nos métodos ativos, nomeadamente dramatizações/role-playing, estudos de casos e resolução de problemas, com vista a uma melhor assimilação dos conhecimentos transmitidos.

Formação Profissional Contínua não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações

Formação à Distância (regime e-learning) com recurso a computador