Curso Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças

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Descrição

Enquadramento

Requisito Legal: Lei nº 13/2006 de 17 de abril e Portaria n.º 1350/2006 de 27 de novembro

35 Horas

840 – Serviços de Transporte

Indivíduos de ambos os sexos, de reconhecida idoneidade e aptidão física e psicológica, com habilitação legal para conduzir, na categoria na qual pretende ser certificado, e experiência de condução de, pelo menos, dois anos que desempenham ou pretendam vir a desempenhar as funções de motorista de transporte coletivo de crianças.

Com o desenvolvimento do curso de Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças pretende-se preparar os profissionais que atuam, no transporte de crianças, enquanto atividade principal ou acessória, para a prática da atividade de transporte coletivo de crianças segundo os requisitos definidos pela Lei n.º 13/2006 de 17 de abril e pela Portaria n.º 1350/2006 de 27 de novembro.

Prevenção Rodoviária – 10 Horas

  • Principais problemas
  • Comportamentos inadequados
  • Falta de educação cívica
  • Deficiente coordenação nas atividades das várias entidades
  • Insuficiente conhecimento das causas da sinistralidade
  • Insuficiente preparação técnica por parte dos intervenientes no sistema
  • Infraestrutura rodoviária com deficiências
  • Experiência na condução
  • Formação do candidato a TCC
  • Forma de conduzir
    • Técnica
    • Comportamental
  • Manobras causadoras de acidentes
  • Mudança de via de trânsito
  • Cedência de passagem
  • Ultrapassagem
  • Inversão do sentido de marcha
  • Marcha-atrás
  • Paragem e estacionamento
  • Tomada e largada da criança
  • Recintos e locais devidamente assinalados
  • Sinalização de paragem nos locais específicos
  • Criança peão
  • Criança passageiro
  • Eficiência dos sistemas de retenção
  • Cadeirinha voltada para trás
  • Cadeirinha voltada para a frente
  • Cinto de segurança
  • Cinto de segurança utilizado por um adulto
  • Sistema de retenção
  • Sistema de retenção para criança
  • Cuidados a ter na compra das cadeirinhas
  • Etiqueta de aprovação
  • Experimentar a cadeirinha com a criança no automóvel
  • Cadeiras 0-13 Kg
  • Cadeiras 0-18 Kg
  • Instruções de utilização e limpeza
  • Cadeiras 9-18 Kg
  • Cadeiras 9-36 Kg e 15-36 Kg
  • Acidentes de TCC de 2003 a 2012

Legislação Rodoviária – 4 Horas

  • Transporte coletivo de passageiros
  • Limites de velocidade
  • Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
  • Ultrapassagens e mudanças de direção
  • Paragem e estacionamento
  • Algumas regras especiais de segurança
  • Acidentes e avarias
  • Habilitação legal para conduzir
  • Responsabilidade
  • Procedimentos e fiscalização

Legislação sobre Transporte Escolar/Crianças – 3 Horas

  • Licenciamento da atividade
  • Requisitos de acesso e desenvolvimento da atividade
  • Segurança no transporte
  • Lotação
  • Cintos de segurança e sistemas de retenção
  • Portas e janelas
  • Tomada e largada de passageiros
  • Fiscalização
  • Contraordenações
  • Algumas recomendações da Direção Geral de Viação

Teoria e Prática da Condução – 7 Horas

  • Acidentes
  • Fatores determinantes e fatores concorrentes
  • A falha humana como principal fator dominante do acidente
  • Elementos de segurança
  • Passiva e ativa
  • Cinto de segurança, airbag e encosto de cabeça
  • Distâncias – de reação, de travagem, de paragem e de segurança
  • Principais fatores que as influenciam
  • Comportamento em caso de acidente
  • Precauções, sinalização, remoção e alarme
  • Estudo de casos de condução
  • Utilização de técnicas de condução defensiva
  • O comportamento a adotar pelo condutor em casos de emergência:
  • Falha de travões
  • Rebentamento de um pneu
  • Acelerador preso
  • Quebra de para-brisas
  • Paragem de emergência
  • Saída do veículo em caso de força maior

Aspectos Psicosociológicos da Função de Motorista – 2 Horas

  • Função do motorista no transporte de crianças
  • As capacidades das crianças em termos de segurança rodoviária
  • A importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo referencial de conduta
  • Especificidade do transporte de crianças – atitudes e comportamentos preventivos
  • Aspetos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças
  • Estabilidade emocional
  • Capacidade de decisão
  • Capacidade de resistência à frustração
  • Competências relacionais e sociais
  • Motivação para a função de motorista
  • Atitudes face à segurança rodoviária
  • Fatores que diminuem o tempo de reação
    • Álcool, medicamentos e substâncias psicotrópicas
    • Doenças crónicas
    • Telemóvel
    • Ruído das crianças
  • Estratégias de prevenção de acidentes

Primeiros Socorros – 7 Horas

  • Primeiros socorros/ socorrista
  • Higiene e segurança
  • Técnicas e equipamentos
  • Noções de suporte básico de vida (SBV) e posição lateral de segurança (PLS)
  • Prevenção e tratamento de situações de emergência

Relacionamento Interpessoal – 2 Horas

  • Conceitos que caracterizam a comunicação
  • Processo comunicacional e seus elementos
  • Leis da comunicação
  • Barreiras comunicacionais
  • Comportamentos que favorecem a comunicação com as crianças e famílias
  • Estilos de relacionamento interpessoal
  • O agressivo, o passivo, o manipulador e o assertivo
  • Treino assertivo
  • A assertividade e o relacionamento com as crianças e respetivas famílias
  • A formação a executar está organizada em módulos temáticos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conteúdos/ conhecimentos a desenvolver, embora apresentem a flexibilidade necessária à sua adaptação em função do perfil, características e nível de conhecimento dos formandos. Ao nível das metodologias formativas preconizadas os temas são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos. Serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de auto-aprendizagem/ pesquisa. Será promovido o recurso sistemático a diferentes técnicas e métodos pedagógicos, incidindo essencialmente nos métodos ativos, nomeadamente dramatizações/role-playing, estudos de casos e resolução de problemas, com vista a uma melhor assimilação dos conhecimentos transmitidos.
  • Formação Profissional Inicial
  • Formação Presencial organizada em sala.
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