Curso Formação Contínua de Motoristas de Pesados de Mercadorias – CAMM

175.00 

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Descrição

Enquadramento

Para o exercício da profissão de motorista de veículos pesados de transporte rodoviário de mercadorias, para além da carta de condução, é obrigatória a Carta de Qualificação (CQM), a qual é emitida mediante a apresentação do Certificado de Aptidão para Motorista (CAM), de acordo com o Decreto-Lei nº 126/2009, atualizada pelo Decreto-lei n.º 102-C/2020 de 9 de dezembro.

35 Horas

840 – Serviços de Transporte

Indivíduos de ambos os sexos, de reconhecida idoneidade e aptidão física e psicológica, que sejam titulares de carta de condução válida para veículos das categorias das categorias C e C+E e subcategorias C1 e C1+E, ou seja, para motoristas de veículos de mercadorias.

Com o desenvolvimento do curso de Formação Contínua de Motoristas de Veículos Pesados de Mercadorias pretende-se preparar os profissionais que atuam neste segmento de mercado segundo os requisitos definidos pelo Decreto-lei n.º 102-C/2020 de 9 de dezembro. Este novo sistema de qualificação visa melhorar as condições de segurança numa dupla perspetiva, incidindo quer sobre a segurança rodoviária, quer sobre a segurança dos próprios motoristas.
Esta formação é comprovada através do certificado de aptidão para motorista (CAM), indispensável para a obtenção da carta de qualificação de motorista.

Módulo 1 – Mecânica e Eletrónica
Cadeia Cinemática
− Motor
− Transmissão
Componentes de Segurança
− Órgãos de Segurança
− Travões
− Componente elétrica e eletrónica do veículo
− Utilização de motor/transmissão/travões como elementos de segurança

Módulo 2 – Condução defensiva, económica e ambiental
Otimização do consumo de combustível
− A condução defensiva
− Técnicas de condução defensiva
− Otimização do consumo de combustível no setor dos transportes
− Verificação diária do veículo e sua importância
− Utilização das relações de caixa de velocidades em função da carga e do perfil da via
Forças aplicadas aos veículos em movimento
− Resistências ao avanço
Acondicionamento da carga nos transportes rodoviários
− Cálculo da carga útil e do volume útil
− Repartição da carga
− Tipos de Embalagens e Suportes para a Carga
− Paletes
− Técnicas de colocação de calços e acondicionamento
− Utilização de precintas de acondicionamento

Módulo 3 – Sinistralidade
Tipologia dos acidentes de trabalho no sector dos transportes envolvendo veículos pesados de mercadorias
− Acidentes de trabalho no sector dos transportes rodoviários
− Características da sinistralidade rodoviária em trabalho
− Fatores de risco de acidentes em trabalho
− Fatores de risco de automóveis pesados de mercadorias
− Tipos de acidentes em estaleiro
− Características da sinistralidade rodoviária envolvendo veículos pesados, em Portugal
− Prevenção da sinistralidade rodoviária em trabalho
− Acidentes e Vítimas segundo o período horário
− Acidentes e Vítimas segundo a localização e o tipo de via

Módulo 4 – Regulamentação laboral
Período de condução
− Tempo máximo de condução diária
− Tempo máximo de condução contínua
− Período máximo de condução consecutiva em 2 semanas
Repousos
− Repousos diários
− Repouso Semanal
Responsabilidade da empresa de transporte
AETR
− Obrigação do Tacógrafo para veículos que não estão registados na União Europeia
− Tacógrafo – Homologação e Instalação
− (Tacógrafo analógico)
− Folhas de Registo
− Procedimentos
Tacógrafo Digital
− A empresa de transportes deve
− Entrada em vigor
− Cartões de Controlo
− Utilização do Tacógrafo Digital
− Impressão da atividade
− Declaração por ausência de registos
Tacógrafos inteligentes
Contraordenações e coimas
CAM Certificado de Aptidão de Motoristas de Pesados

Módulo 5 – Regulamentação da atividade
Transportes Rodoviários
− Definições e Conceitos
− Não estão abrangidos pelo regime de licenciamento na atividade
Licenciamento da Atividade de Transportes de Mercadorias
− Licenciamento de Veículos
− Empresas e veículos de produtos alimentares perecíveis
− Empresas e veículos de transportes de mercadorias perigosas
Documentos a bordo do veículo
− Documentos relacionados com o Condutor
− Documentos relacionado com o veículo
Contratos de Transporte
− Guias de Transporte e a Declaração CMR
− Elementos das Guias de Transporte e da Declaração CMR
− CMR – Direitos e deveres dos intervenientes no contrato de transporte
− Declaração de Expedição
Transportes Internacionais

A formação a executar está organizada em módulos temáticos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conteúdos/conhecimentos a desenvolver, embora apresentem a flexibilidade necessária à sua adaptação em função do perfil, características e nível de conhecimento dos formandos.
Ao nível das metodologias formativas preconizadas os temas são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos. Serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de autoaprendizagem/pesquisa.
Será promovido o recurso sistemático a diferentes técnicas e métodos pedagógicos, incidindo essencialmente nos métodos ativos, nomeadamente dramatizações/role-playing, estudos de casos e resolução de problemas, com vista a uma melhor assimilação dos conhecimentos transmitidos.

Formação Profissional Contínua não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações

Formação Presencial organizada em sala