Curso Formação Complementar para Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças – Renovação

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Descrição

Enquadramento

Requisito legal ao exercício da atividade de motorista de transporte coletivo de crianças- Lei n.º 13/2006, de 17 de abril e Despacho n.º 10011/2007, de 28 de março.

21 Horas

840 – Serviços de Transporte

O curso de Formação Complementar de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças é dirigido a indivíduos possuidores de Cartão Emitido pelo IMTT, IP para condução de Transporte Coletivo de Crianças em Fase de Renovação.

Dotar os formandos de saberes teórico-práticos que lhes permitam aperfeiçoar e reciclar os conhecimentos dos profissionais que atuam no transporte coletivo de crianças, enquanto atividade principal ou acessória, para a prática da atividade de transporte coletivo de crianças segundo os requisitos definidos pela Lei n.º 13/2006 de 17 de abril e pela Portaria n.º 1350/2006 de 27 de novembro.

Módulo 1 – Prevenção Rodoviária (3 horas)

  • Principais problemas:
    • Comportamentos inadequados;
    • Falta de educação cívica;
    • Deficiente coordenação nas atividades das várias entidades;
    • Insuficiente conhecimento das causas da sinistralidade;
    • Insuficiente preparação técnica por parte dos intervenientes no sistema;
    • Infraestrutura rodoviária com deficiências;
  • Manobras causadoras de acidentes:
    • Mudança de via de trânsito;
    • Cedência de passagem;
    • Ultrapassagem;
    • Inversão do sentido de marcha;
    • Marcha-atrás;
    • Paragem e estacionamento;
  • Tomada e largada da criança:
    • Recintos e locais devidamente assinalados;
    • Sinalização de paragem nos locais específicos;
  • Criança peão;
  • Criança passageiro;
  • Eficiência dos sistemas de retenção:
    • Cadeirinha voltada para trás;
    • Cadeirinha voltada para a frente;
    • Cinto de segurança;
    • Cinto de segurança utilizado por um adulto;
    • Sistema de retenção;
    • Sistema de retenção para criança;
  • Cuidados a ter na compra das cadeirinhas:
    • Etiqueta de aprovação;
    • Experimentar a cadeirinha com a criança no automóvel;
    • Cadeiras 0-13 Kg;
    • Cadeiras 0-18 Kg;
    • Instruções de utilização e limpeza;
    • Cadeiras 9-18 Kg;
    • Cadeiras 9-36 Kg e 15-36 Kg;
  • Acidentes de TCC de 2003 a 2011:
    • Diminuição dos acidentes graves provenientes da formação obrigatória a partir de 2007.

 

Módulo 2 – Legislação Rodoviária (2 horas)

  • Transporte coletivo de passageiros;
  • Limites de velocidade;
  • Cruzamentos, entroncamentos e rotundas;
  • Ultrapassagens e mudanças de direção;
  • Paragem e estacionamento;
  • Algumas regras especiais de segurança;
  • Acidentes e avarias;
  • Habilitação legal para conduzir;
  • Responsabilidade;
  • Procedimentos e fiscalização.

 

Módulo 3 – Legislação sobre Transporte Escolar/Crianças (3 horas)

  • Licenciamento da atividade;
  • Requisitos de acesso e desenvolvimento da atividade;
  • Segurança no transporte:
    • Lotação;
    • Cintos de segurança e sistemas de retenção;
    • Portas e janelas;
    • Tomada e largada de passageiros;
    • Fiscalização;
    • Contraordenações;
    • Algumas recomendações do IMT, IP.

 

Módulo 4 – Teoria e Prática da Condução (2 horas)

  • Acidentes:
    • Fatores determinantes e factores concorrentes;
    • A falha humana como principal factor dominante do acidente;
  • Elementos de segurança:
    • Passiva e ativa;
    • Cinto de segurança, airbag e encosto de cabeça;
  • Distâncias de reação, de travagem, de paragem e de segurança:
    • Principais fatores que as influenciam;
  • Comportamento em caso de acidente:
    • Precauções, sinalização, remoção e alarme;
  • Estudo de casos de condução;
  • Utilização de técnicas de condução defensiva;
  • O comportamento a adotar pelo condutor em casos de emergência:
    • Falha de travões;
    • Rebentamento de um pneu;
    • Acelerador preso;
    • Quebra de para-brisas;
    • Paragem de emergência;
  • Saída do veículo em caso de força maior.

 

Módulo 5 – Aspetos Psicossociológicos da Função de Motorista (2 horas)

  • Função do motorista no transporte de crianças:
    • As capacidades das crianças em termos de segurança rodoviária;
    • A importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo referencial de conduta;
    • Especificidade do transporte de crianças – atitudes e comportamentos preventivos;
  • Aspetos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças:
    • Estabilidade emocional;
    • Responsabilidade;
    • Capacidade de decisão;
    • Capacidade de resistência à frustração;
    • Competências relacionais e sociais;
    • Motivação para a função de motorista;
  • Atitudes face à segurança rodoviária:
    • Factores que diminuem o tempo de reação;
  • Álcool, medicamentos e substâncias psicotrópicas;
  • Fadiga;
  • Doenças crónicas;
  • Telemóvel;
  • Ruído das crianças;
  • Estratégias de prevenção de acidentes.

 

Módulo 6 – Primeiros Socorros (7 horas)

  • Identificar princípios gerais de socorrismo;
  • Uniformizar procedimentos relativos à prestação de primeiros socorros;
  • Intervir em situações de emergência;
  • Relacionar situações de suporte básico de vida;
  • Prevenir e atuar em situações de emergência.

 

Módulo 7 – Relacionamento Interpessoal (2 horas)

  • Conceitos que caracterizam a comunicação:
    • Processo comunicacional e seus elementos;
    • Leis da comunicação;
    • Barreiras comunicacionais;
    • Comportamentos que favorecem a comunicação com as crianças e famílias;
  • Estilos de relacionamento interpessoal:
    • O agressivo, o passivo, o manipulador e o assertivo;
    • Treino assertivo;
    • A assertividade e o relacionamento com as crianças e respetivas famílias.
  • A formação a executar está organizada em módulos temáticos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conteúdos/ conhecimentos a desenvolver, embora apresentem a flexibilidade necessária à sua adaptação em função do perfil, características e nível de conhecimento dos formandos. Ao nível das metodologias formativas preconizadas os temas são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos. Serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de auto-aprendizagem/ pesquisa. Será promovido o recurso sistemático a diferentes técnicas e métodos pedagógicos, incidindo essencialmente nos métodos ativos, nomeadamente dramatizações/role-playing, estudos de casos e resolução de problemas, com vista a uma melhor assimilação dos conhecimentos transmitidos.
  • Formação Profissional Contínua.
  • Formação Presencial organizada em sala.
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