Descrição
Enquadramento
Requisito Legal: Lei nº 13/2006 de 17 de Abril.
14 Horas
840 – Serviços de Transporte
Indivíduos de ambos os sexos que pretendam vir a desempenhar ou desempenhem as funções de Vigilante de Transporte Coletivo de Crianças.
Dotar os formandos de conhecimentos em legislação sobre Transporte Coletivo de Crianças e Primeiros Socorros para o correto desenvolvimento das funções inerentes ao Vigilante de Transporte Coletivo de Crianças conforme definido na Lei n.º 13/2006.
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- Formação Tecnológica – 14 Horas
- Prevenção Rodoviária e Legislação Sobre Transporte Escolar/Crianças – 3 Horas
- Criança peão
- Criança passageiro
- Segurança no transporte
- Lotação
- Cintos de segurança e sistemas de retenção
- Portas e janelas
- Tomada e largada de passageiros
- Fiscalização
- Contra-ordenações
- Algumas recomendações da Direcção Geral de Viação
- Aspectos Psicossociológicos da Função de Vigilante e Relacionamento Interpessoal – 3 Horas
- Função do vigilante no transporte de crianças.
- As capacidades das crianças em termos de segurança rodoviária.
- A importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo referencial de conduta.
- Especificidade do transporte de crianças – atitudes e comportamentos preventivos.
- Estratégias de prevenção de acidentes.
- Conceitos que caracterizam a comunicação.
- Processo comunicacional e seus elementos.
- Regras da comunicação.
- Barreiras comunicacionais.
- Comportamentos que favorecem a comunicação com as crianças e famílias.
- Estilos de relacionamento interpessoal.
- O agressivo, o passivo, o manipulador e o assertivo.
- Treino assertivo.
- A assertividade e o relacionamento com as crianças e respectivas famílias.
- Primeiros Socorros – 8 Horas
- Primeiros socorros/socorrista
- Higiene e segurança
- Técnicas e equipamentos
- Noções de suporte básico de vida (SBV) e posição lateral de segurança (PLS)
- Prevenção e tratamento de situações de emergência
- Formação Tecnológica – 14 Horas
- A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participante e o formador.Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.
- Formação profissional contínua de atualização/aperfeiçoamento.
- Formação Presencial organizada em sala.
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