Curso Formação Contínua de Motoristas de Pesados de Passageiros – CAMP

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Descrição

Enquadramento

Requisito legal: Lei nº 126/2009

35 Horas

840 – Serviços de Transporte

Indivíduos de ambos os sexos, de reconhecida idoneidade e aptidão física e psicológica, que sejam titulares de carta de condução válida para veículos das categorias D e D+E e subcategorias D1 e D1+E, ou seja, para motoristas de veículos de passageiros.

Com o desenvolvimento do curso de Formação Curso de Formação Contínua de Motoristas de Pesados de Passageiros, pretende-se preparar os profissionais que atuam neste segmento de mercado segundo os requisitos definidos pela Lei n.º126/2009. Este novo sistemas de qualificação visa melhorar as condições de segurança numa dupla perspetiva, incidindo quer sobre a segurança rodoviária quer sobre a segurança dos próprios motoristas.

Esta formação é comprovada através do certificado de aptidão para motorista (CAM), indispensável para a obtenção da carta de qualificação de motorista.

Módulo 1 – Mecânica e Eletrónica
Cadeia Cinemática
− Motor
− Transmissão
Componentes de Segurança
− Órgãos de Segurança
− Travões
− Componente elétrica e eletrónica do veículo
− Utilização de motor/transmissão/travões como elementos de segurança

Módulo 2 – Condução defensiva, económica e ambiental
Otimização do consumo de combustível
− A condução defensiva
− Técnicas de condução defensiva
− Otimização do consumo de combustível no setor dos transportes
− Sistemas inteligentes de transporte
Forças aplicadas aos veículos em movimento
− Resistências ao avanço
Utilização das relações de caixa de velocidades em função da carga e do perfil da via
Cálculo da carga útil e do volume útil
− Cálculo da carga útil
− Volume útil
Repartição da carga

Módulo 3 – Sinistralidade
Tipologia dos acidentes de trabalho no sector dos transportes envolvendo veículos pesados de passageiros
− Acidentes de trabalho no sector dos transportes rodoviários
− Características da sinistralidade rodoviária em trabalho
− Fatores de risco de acidentes em trabalho
− Fatores de risco de automóveis pesados de passageiros
− Tipos de acidentes em estaleiro
− Características da sinistralidade rodoviária envolvendo veículos pesados, em Portugal
− Prevenção da sinistralidade rodoviária em trabalho
− Acidentes e Vítimas segundo o período horário
− Acidentes e Vítimas segundo a localização e o tipo de via
Prevenção nos transportes de passageiros

Módulo 4 – Regulamentação laboral
Período de condução
− Tempo máximo de condução diária
− Tempo máximo de condução contínua
− Período máximo de condução consecutiva em 2 semanas
Repousos
− Repousos diários
− Repouso Semanal
Responsabilidade da empresa de transporte
 AETR
− Obrigação do Tacógrafo para veículos que não estão registados na União Europeia
− Tacógrafo – Homologação e Instalação
− (Tacógrafo analógico)
− Folhas de Registo
− Procedimentos
Tacógrafo Digital
− A empresa de transportes deve
− Entrada em vigor
− Cartões de Controlo
− Utilização do Tacógrafo Digital
− Impressão da atividade
− Declaração por ausência de registos
Tacógrafos inteligentes

Módulo 5 – Regulamentação da atividade
Definições e Conceitos
Licenciamento de empresas
− Requisitos
− Capacidade profissional
Classificação dos veículos
− Classificação nacional
− Classificação europeia
Tipos de Transporte
− Serviços regulares de passageiros
− Serviço público de transporte de passageiros expresso
Regulares especializados
− Transportes ocasionais
Transporte de grupos específicos
− Passageiros com mobilidade reduzida
− Transporte coletivo de crianças
Equipamentos de segurança
− Colete e triângulo retrorrefletor
− Caixa de primeiros socorros
− Extintores de incêndio
− Acessórios de retenção
Carga do veículo
− Transporte de mercadorias
− Transporte de bagagens

A formação a executar está organizada em módulos temáticos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conteúdos/conhecimentos a desenvolver, embora apresentem a flexibilidade necessária à sua adaptação em função do perfil, características e nível de conhecimento dos formandos.
Ao nível das metodologias formativas preconizadas os temas são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos. Serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de autoaprendizagem/pesquisa.
Será promovido o recurso sistemático a diferentes técnicas e métodos pedagógicos, incidindo essencialmente nos métodos ativos, nomeadamente dramatizações/role-playing, estudos de casos e resolução de problemas, com vista a uma melhor assimilação dos conhecimentos transmitidos.

Formação Profissional Contínua

Formação Presencial organizada em sala

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