Ética e Deontologia em Geriatria (ELEARNING)

50.00 

Limpar

Descrição

Enquadramento

Segundo a portaria nº 67/2012, de 21 de Março, legislação aplicável a estruturas residenciais para pessoas idosas, mais concretamente o nº2, do artº 12º, do citado diploma identifica a formação de que os profissionais indicados nas alíneas a) e b) devem deter e, quanto aos mencionados nas alíneas c) a h), é referida a categoria profissional enquadrável. O Decreto-Lei nº 33/2014, de 4 de Março define o regime jurídico de instalação, funcionamento e fiscalização dos estabelecimentos de apoio social geridos por entidades privadas, estabelecendo o respetivo regime contra – ordenacional. Desta forma, de acordo com o disposto na alínea f), do art.º 39.º-B, desse normativo, a inexistência de pessoal com categoria profissional e afetação adequadas às atividades e serviços desenvolvidos em cada estabelecimento e indicado no respetivo mapa constitui uma infração muito grave sujeita à aplicação de coima (art.º 39.º-E).

Neste sentido, a assistência a pessoas como a terceira idade é uma necessidade actual e certamente uma profissão com futuro. Com efeito, é premente a necessidade de formar profissionais competentes para prestar cuidados de apoio directo a idosos no domicílio ou em contexto institucional, lares ou centros de dia.

10 Horas

762 – Trabalho Social e Orientação

Indivíduos de ambos os sexos que exerçam ou pretendam vir a exercer funções na área de auxiliar de Geriatria.

No final da formação pretendemos dotar os formandos de competências ético-profissionais e saber reconhecer a sua importância no posto de trabalho.

Módulo – Ética e Deontologia em Geriatria – 10 horas
− Os princípios fundamentais
o A ética e a deontologia profissional;
o Atos lícitos e ilícitos
o A responsabilidade do Agente de Geriatria
o Sigilo profissional
− Direitos da pessoa humana
o Direito da pessoa humana e da pessoa idosa, em particular
o A vida e a morte
o O agente em geriatria e a morte

Todo o curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), assíncrono, na plataforma informática moodle, através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.

Formação Profissional contínua

Formação à Distância com recurso a computador

Concordo com o armazenamento e gestão dos meus dados por este site. Ver mais informações em: Política de Privacidade.

Partilhe

Informação adicional

Distrito

Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu

Mês

Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ética e Deontologia em Geriatria (ELEARNING)”

O seu endereço de email não será publicado.