Curso de Turismo 150 Horas – Co-Financiado

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Descrição

Enquadramento

A área do Turismo e Lazer, valoriza recursos culturais e intensivos em território e aproveita as capacidades científicas e tecnológicas, nomeadamente nas áreas da gestão, marketing e TIC, e a oferta turística relevante, para a promoção de percursos e itinerâncias como forma de aproveitamento das principais infraestruturas de entrada de visitantes e turistas. O turismo, que tem registado um crescente dinamismo, é uma atividade com um forte potencial de crescimento, de valorização económica de recursos endógenos e de criação de emprego que vem promover o desenvolvimento e o crescimento económico da região abrindo a possibilidade de criar mais postos de trabalho, é crucial qualificar pessoas para trabalharem nesta área.

150 Horas

812 – Turismo e Lazer

Ativos empregados ou desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos. São considerados prioritários os adultos empregados com nível de escolaridade igual ou superior ao 9º ano de escolaridade, inclusive pessoas licenciadas. Os adultos desempregados têm que ter o 12º ano ou superior.

Dotar os formandos de competências sobre as várias áreas que integram o Turismo.

  • Módulo 1 – UFCD 4328 – Marketing Turístico – 50h
    • Conceito de Marketing
    • Conceito de Marketing Turístico
    • O marketing mix
      • Política de produto
      • Política de preço
      • Política de distribuição
      • Política de promoção
      • O mix dos serviços
      • Pessoal em contacto
      • Imagem
      • Processo de prestação do serviço
    • Segmentação
      • Definição de segmentação
      • Razões da segmentação
      • Processo de segmentação
      • Principais critérios de segmentação
      • Escolha dos critérios de segmentação
    • Posicionamento de destinos turísticos
      • Definição de posicionamento
      • Importância da escolha de um posicionamento
      • As duas dimensões de um posicionamento
      • A escolha das características/atributos distintivos
      • A qualidade de um posicionamento
    • Elaboração de uma estratégia de marketing turístico
      • A análise e diagnóstico da situação do destino e espaço turístico (SWOT…)
      • Definição de objectivos
      • As opções estratégicas de marketing
      • Elaboração e formulação do marketing mix
      • A avaliação do plano de acção
    • Instrumentos promocionais
    • Novos conceitos estratégicos de marketing para o turismo
      • Marketing relacional
      • O e-marketing

     

     

    Módulo 2 – UFCD 3482 – Qualidade no serviço Turístico – 50h

    • Qualidade do serviço turístico
      • Qualidade
        • Novos requisitos da norma ISO 9001:2001
        • Conceito de processo
        • Processo de melhoria contínua – caracterização e aplicação
        • Processos de avaliação e satisfação do cliente
        • Gestão de topo e o seu papel no processo de gestão integrada da qualidade
      • Normas de segurança na organização e prestação de serviços de animação
        • Requisitos de segurança no planeamento e organização dos vários serviços turísticos e em determinados contextos (atividades de animação, alojamento…)
        • Seguros
        • Prevenção de doenças/acidentes

     

     

    Módulo 3 – UFCD 3496 – Técnicas de Animação Turística – 25h

    • Técnicas de animação – caracterização
    • Normas de segurança

     

     

    Módulo 4 – UFCD 3495 – Assistência ao cliente – 25h

    • Procedimento a adotar
    • Regulamentação da atividade
    • Alterações ou cancelamento do serviço
    • Queixas e reclamações
    • Imprevistos ou contingências
    • Satisfação do cliente
    • Técnicas de gestão de conflitos
  • A formação a executar está organizada em conteúdos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conhecimentos a desenvolver na área de formação tecnológica. Esta formação tem por objetivo uma aprendizagem aprofundada de um conjunto de competências sobre as várias áreas que integram o Turismo, complementada por exercícios de prática simulada, em ligação estreita com a teoria.Assim, os conteúdos são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos através da realização de exercícios práticos que percorrem os assuntos abordados em cada sessão de formação. No desenvolvimento de conteúdos com caraterísticas de natureza mais prática, serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de auto-aprendizagem/pesquisa. Paralelamente serão privilegiados métodos pedagógicos afirmativos – centrados na transmissão de saberes do formador ao formando -, enriquecidos com métodos ativos, centrados na atividade do formando enquanto agente ativo da sua aprendizagem, o que obriga a uma maior implicação do formando em todo o processo formativo.
  • Formação Modular Certificada inserida no Catálogo Nacional das Qualificações.
  • Formação presencial organizada em sala de formação.

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Informação adicional

Distrito

Lisboa

Mês

Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro

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