Descrição
Enquadramento
A Segurança Alimentar deve ser entendida como um compromisso e um objetivo vital por todas as Organizações do sector alimentar, ao longo de toda a cadeia de abastecimento – do produtor ao consumidor.
De aplicação obrigatória, a partir de 01 de Janeiro de 2006, o Regulamento (CE) n.º 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de Abril de 2004, relativo à higiene dos géneros alimentícios vem, precisamente, criar novas regras gerais e específicas de higiene, com o principal objetivo de garantir um elevado nível de proteção do consumidor em matéria de segurança dos géneros alimentares, abrangendo todos os níveis da cadeia alimentar – produção, industrialização e manipulação dos alimentos, serviços de alimentação coletiva e sistemas de distribuição e manuseamento.
Conforme mencionado no art.º 5º do Regulamento, os operadores das empresas do setor alimentar criam, aplicam e mantêm procedimentos de segurança alimentar baseados nos princípios HACCP; para tal, deve ser assegurado que os indivíduos que manuseiam os alimentos disponha de formação adequada para o desempenho das suas funções, conforme Capítulo XII do anexo II ao Regulamento.
8 Horas
541 – Indústrias Alimentares
Profissionais de empresa do ramo alimentar, agro-alimentar, responsáveis pelo controlo da higiene, qualidade e segurança alimentar. Outros profissionais com interesse no desenvolvimento de competências específicas nesta área.
Dotar os formandos dos conhecimentos e competências necessárias para aplicar boas práticas de higiene alimentar de forma a garantir a qualidade e segurança do produto final.
- Introdução ao HACCP
- Termos e definições;
- Razões para a utilização os sistemas HACCP;
- Legislação aplicável aos sistemas HACCP.
- Planos de pré-requisitos
- Plano de limpeza e desinfeção;
- Plano de formação e controlo de manipuladores;
- Plano de manutenção preventiva;
- Plano de controlo de pragas e sistema de vigilância;
- Controlo de rastreabilidade;
- O HACCP
- Análise de perigos e Pontos Críticos de Controlo;
- Etapas prévias ao HACCP;
- Princípios do sistema HACCP;
- A simplificação do HACCP – CHAC.
- A metodologia de formação é predominantemente ativa, centrada no participante, utilizando diversas técnicas de ensino como exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de caso, trabalho individual e de grupo.
- Formação Profissional Contínua
- Formação presencial organizada em sala
- Horário laboral ou pós laboral.