Curso Trabalhos em Altura

80.00 

Descrição

Enquadramento

O curso de Trabalhos em Altura surge como resposta ao dever das empresas prestarem aos seus trabalhadores e seus representantes para a segurança, higiene e saúde no trabalho formação adequada sobre os equipamentos de trabalho utilizados, conforme art.º 8º do Decreto-lei nº 50/2005 de 25 de fevereiro, assim como no art.º 36º, art.º 40.

8 Horas

862 – Segurança e Higiene no Trabalho

  • Empregados ou desempregados adultos, maiores de 18 anos que desempenhem com andaimes e trabalhos em altura.

Dotar os formandos de conhecimentos específicos para a utilização adequada de equipamentos de trabalho, nomeadamente no que respeita a medidas de proteção nos trabalhos em altura.

Conhecer e Compreender alguns conceitos de trabalhos em altura:

  • Legislação, regulamentação, Diretivas e marca CE
  • Identificação e Seleção de EPIs e EPC’s Anti-Queda
  • EPI’s e EPC’s: Linhas de Vida Verticais e Horizontais
  • Uso, Manutenção e Inspeção de um EPI Anti-Queda
  • Escadas, escadotes e acesso a telhados e coberturas
  • Fatores e riscos de acidente nos Trabalhos em Altura
  • A formação a executar está organizada em conteúdos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conhecimentos a desenvolver na área de formação tecnológica. Esta formação tem por objetivo uma aprendizagem inicial de um conjunto de conceitos técnicos específicos sobre trabalhos em altura complementada por exercícios de prática simulada, em ligação estreita com a teoria. Assim, os conteúdos são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos através da realização de exercícios práticos que percorrem os assuntos abordados em cada sessão de formação. No desenvolvimento de conteúdos com características de natureza mais prática, serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de autoaprendizagem/pesquisa. Paralelamente serão privilegiados métodos pedagógicos afirmativos, centrados na transmissão de saberes do formador ao formando, enriquecidos com métodos ativos, centrados na atividade do formando enquanto agente ativo da sua aprendizagem, o que obriga a uma maior implicação do formando em todo o processo formativo.
  • Formação contínua não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.
  • Formação presencial organizada em sala de formação.

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