Curso Gestão do Tempo e organização do trabalho para executivos

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Descrição

Enquadramento

O tempo é sem dúvida o mais importante recurso ao dispor nas nossas vidas profissionais e pessoais. Irreversível e irrecuperável, coloca perante todos o desafio de se ser eficaz, de estabelecer prioridades, fazer o que é importante, fazer bem mobilizando todas as faculdades e meios adequados.

A maioria de nós vive de uma forma desordenada, adaptando-se como pode às diversas situações. Há algumas tarefas que nos exigem uma comparência fixa, como por exemplo, o trabalho, a universidade ou ocupações de lazer previamente estabelecidas. No final de cada dia fica sempre um sentimento de frustração, porque parece nunca haver tempo suficiente para tudo o que queremos e temos de fazer.

Gerir o tempo é fácil. Temos apenas de reformular a maneira como trabalhamos e de utilizar eficazmente o tempo que poupamos, a questão é como consegui-lo, continuando o dia a ter as mesmas 24 horas.

16 Horas

090 – Desenvolvimento Pessoal

Quadros médios, diretores e administradores.

Contribuir para o esclarecimento sobre como a gestão do tempo pode aumentar o nosso desempenho e produtividade enquanto gestores utilizando para tal um conjunto de diversas técnicas/instrumentos, comportamentos e atitudes.

Módulo I – Gestão do Tempo

  • O que é o Tempo?
  • Mitos sobre a gestão do tempo
  • Razões para gerir o tempo
  • Desperdiçadores de tempo
    • Desperdiçadores de tempo Institucionais
    • Desperdiçadores de tempo auto – gerados

 

Módulo II – Princípios da Gestão do Tempo e sua Importância

  • Lei dos 20/80 (Pareto)
  • Lei das sequências homogéneas de trabalho
  • Lei de Parkinson
  • Lei da contra produtividade
  • Lei da Alternância
  • Lei dos ritmos biológicos
  • Lei da dimensão subjetiva do tempo

 

Módulo III – Como Gerir o Tempo – Técnicas de Gestão do Tempo

  • Planeamento
    • Elementos do planeamento
    • Instrumentos de auxilio no planeamento a longo prazo
    • Instrumentos de auxilio no planeamento a curto prazo

 

Módulo IV – Delegação de Objetivos

  • Delegação
  • Explicar a delegação
  • Definir o processo
  • Porquê delegar?
  • Obstáculos à delegação
  • Delegar com eficácia
  • Delegar por etapas

A formação a executar está organizada em conteúdos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conhecimentos a desenvolver na área de formação tecnológica. Esta formação tem por objetivo uma aprendizagem inicial de um conjunto de conceitos específicos sobre gestão do tempo complementada por exercícios de Brainstorming, Dinâmicas de Grupo, Atividades Práticas e Debates, em ligação estreita com a teoria.

 

Assim, os conteúdos são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos através da realização dos diversos exercícios anteriormente apresentados que percorrem os assuntos abordados em cada sessão de formação. No desenvolvimento de conteúdos com características de natureza mais prática, serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de autoaprendizagem/pesquisa. Paralelamente serão privilegiados métodos pedagógicos afirmativos, centrados na transmissão de saberes do formador ao formando, enriquecidos com métodos ativos, centrados na atividade do formando enquanto agente ativo da sua aprendizagem, o que obriga a uma maior implicação do formando em todo o processo formativo.

Formação profissional de atualização/aperfeiçoamento.

Formação presencial organizada em sala

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