Curso Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças

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Descrição

Enquadramento

Requisito Legal: Lei nº 13/2006 de 17 de Abril e Portaria n.º 1350/2006 de 27 de Novembro

35 Horas

840 – Serviços de Transporte

Indivíduos de ambos os sexos, de reconhecida idoneidade e aptidão física e psicológica, com habilitação legal para conduzir, na categoria na qual pretende ser certificado, e experiência de condução de, pelo menos, dois anos que desempenham ou pretendam vir a desempenhar as funções de motorista de transporte coletivo de crianças.

Com o desenvolvimento do curso de Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças pretende-se preparar os profissionais que atuam, no transporte de crianças, enquanto atividade principal ou acessória, para a prática da atividade de transporte coletivo de crianças segundo os requisitos definidos pela Lei n.º 13/2006 de 17 de Abril e pela Portaria n.º 1350/2006 de 27 de Novembro.

  • Prevenção Rodoviária – 10 Horas
    • Principais problemas
    • Comportamentos inadequados
    • Falta de educação cívica
    • Deficiente coordenação nas actividades das várias entidades
    • Insuficiente conhecimento das causas da sinistralidade
    • Insuficiente preparação técnica por parte dos intervenientes no sistema
    • Infra-estrutura rodoviária com deficiências
    • Experiência na condução
    • Formação do candidato a TCC
    • Forma de conduzir
      • Técnica
      • Comportamental
    • Manobras causadoras de acidentes
    • Mudança de via de trânsito
    • Cedência de passagem
    • Ultrapassagem
    • Inversão do sentido de marcha
    • Marcha-atrás
    • Paragem e estacionamento
    • Tomada e largada da criança
    • Recintos e locais devidamente assinalados
    • Sinalização de paragem nos locais específicos
    • Criança peão
    • Criança passageiro
    • Eficiência dos sistemas de retenção
    • Cadeirinha voltada para trás
    • Cadeirinha voltada para a frente
    • Cinto de segurança
    • Cinto de segurança utilizado por um adulto
    • Sistema de retenção
    • Sistema de retenção para criança
    • Cuidados a ter na compra das cadeirinhas
    • Etiqueta de aprovação
    • Experimentar a cadeirinha com a criança no automóvel
    • Cadeiras 0-13 Kg
    • Cadeiras 0-18 Kg
    • Instruções de utilização e limpeza
    • Cadeiras 9-18 Kg
    • Cadeiras 9-36 Kg e 15-36 Kg
    • Acidentes de TCC de 2003 a 2012

    Legislação Rodoviária – 4 Horas

    • Transporte colectivo de passageiros
    • Limites de velocidade
    • Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
    • Ultrapassagens e mudanças de direcção
    • Paragem e estacionamento
    • Algumas regras especiais de segurança
    • Acidentes e avarias
    • Habilitação legal para conduzir
    • Responsabilidade
    • Procedimentos e fiscalização

    Legislação sobre Transporte Escolar/Crianças – 3 Horas

    • Licenciamento da actividade
    • Resquisitos de acesso e desenvolvimento da actividade
    • Segurança no transporte
    • Lotação
    • Cintos de segurança e sistemas de retenção
    • Portas e janelas
    • Tomada e largada de passageiros
    • Fiscalização
    • Contra-ordenações
    • Algumas recomendações da Direcção Geral de Viação

    Teoria e Prática da Condução – 7 Horas

    • Acidentes
    • Factores determinantes e factores concorrentes
    • A falha humana como principal factor dominante do acidente
    • Elementos de segurança
    • Passiva e activa
    • Cinto de segurança, air-bag e encosto de cabeça
    • Distâncias – de reacção, de travagem, de paragem e de segurança
    • Principais factores que as influenciam
    • Comportamento em caso de acidente
    • Precauções, sinalização, remoção e alarme
    • Estudo de casos de condução
    • Utilização de técnicas de condução defensiva
    • O comportamento a adoptar pelo condutor em casos de emergência:
    • Falha de travões
    • Rebentamento de um pneu
    • Acelerador preso
    • Quebra de pára-brisas
    • Paragem de emergência
    • Saída do veículo em caso de força maior

    Aspectos Psicosociológicos da Função de Motorista – 2 Horas

    •  Função do motorista no transporte de crianças.
    • o As capacidades das crianças em termos de segurança rodoviária.
    • o A importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo referencial de conduta.
    • Especificidade do transporte de crianças – atitudes e comportamentos preventivos.
    • Aspectos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças
    • Estabilidade emocional.
    • Capacidade de decisão.
    • Capacidade de resistência à frustração.
    • Competências relacionais e sociais.
    • Motivação para a função de motorista.
    • Atitudes face à segurança rodoviária.
    • Factores que diminuem o tempo de reacção.
      • Álcool, medicamentos e substâncias psicotrópicas.
      • Doenças crónicas.
      • Telemóvel.
      • Ruído das crianças.
    • Estratégias de prevenção de acidentes.

    Primeiros Socorros – 7 Horas

    • Primeiros socorros/socorrista
    • Higiene e segurança
    • Técnicas e equipamentos
    • Noções de suporte básico de vida (SBV) e posição lateral de segurança (PLS)
    • Prevenção e tratamento de situações de emergência

    Relacionamento Interpessoal – 2 Horas

    • Conceitos que caracterizam a comunicação.
    • Processo comunicacional e seus elementos.
    • Leis da comunicação.
    • Barreiras comunicacionais.
    • Comportamentos que favorecem a comunicação com as crianças e famílias.
    • Estilos de relacionamento interpessoal.
    • O agressivo, o passivo, o manipulador e o assertivo.
    • Treino assertivo.
    • A assertividade e o relacionamento com as crianças e respectivas famílias.
  • A formação a executar está organizada em módulos temáticos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conteúdos/conhecimentos a desenvolver, embora apresentem a flexibilidade necessária à sua adaptação em função do perfil, características e nível de conhecimento dos formandos.Ao nível das metodologias formativas preconizadas os temas são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos. Serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de auto-aprendizagem/pesquisa.Será promovido o recurso sistemático a diferentes técnicas e métodos pedagógicos, incidindo essencialmente nos métodos ativos, nomeadamente dramatizações/role-playing, estudos de casos e resolução de problemas, com vista a uma melhor assimilação dos conhecimentos transmitidos.
  • Formação Profissional Inicial
  • Formação Presencial organizada em sala.

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Informação adicional

Distrito

Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu

Mês

Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro

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