Curso de Aprendizagem – Técnico/a de Geriatria

0.00 

Limpar
REF: N/A Categoria: Etiquetas: , , ,

Pedido de Informação

Concordo com o armazenamento e gestão dos meus dados por este site. Ver mais informações em: Política de Privacidade.

Enquadramento

Surge da necessidade de preparar profissionais capazes de dar uma resposta de qualidade as necessidades sentidas pelas pessoas que integram o grupo da terceira idade.

3650 Horas

762 – Trabalho Social e Orientação

Indivíduos de ambos os sexos com idade inferior aos 25 anos, com o 9º ano de escolaridade concluído e sem conclusão do ensino secundário.

 

Pretende-se que os formandos no final da ação, baseando-se em conhecimentos atualizados, consigam prestar cuidados de apoio direto ao idoso, em contexto domiciliar e institucional, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial, tendo em consideração os objetivos definidos pela equipa técnica local e os princípios deontológicos de atuação.

    • Formação de Base – Sociocultural
    • Viver em Português (VP)
    • UFCD: 6651 – Portugal e a Europa – 50 horas (1º Período)
    • Reconhecer a Constituição como Lei Fundamental do Estado de Direito português;
    • Demonstrar conhecimento da hierarquia e das competências dos órgãos de soberania;
    • Explicitar a interdependência entre governantes e governados no contexto das sociedades democráticas;
    • Lidar de forma cooperante com os outros, assumindo as regras do jogo democrático;
    • Indicar os objetivos da adesão de Portugal à União Europeia;
    • Justificar a criação da União Europeia;
    • Referir as diferentes etapas da construção europeia;
    • Distinguir os diferentes Tratados;
    • Caracterizar as principais instituições da União Europeia;
    • Reconhecer a importância de organizações internacionais na resolução de problemas globais;
    • Identificar diferentes tipos de organizações internacionais e explicita as funções das principais.

     

    • UFCD: 6652 – Os media hoje – 25 horas (1º Período)
    • Distinguir comunicação e informação;
    • Identificar os vários tipos de media e as respetivas funções;
    • Explicitar a influência do media na opinião pública;
    • Reconhecer a importância do direito à informação;
    • Identificar novas formas de informação e de comunicação resultantes da evolução tecnológica.

     

    • UFCD: 6653 – Portugal e a sua História – 25 horas (1º Período)
    • Situar, cronologicamente, os momentos mais importantes da história de Portugal contemporâneo;
    • Identificar, em diferentes períodos de tempo, as influências estrangeiras na cultura e nos diversos sectores de atividade económica portugueses;
    • Reconhecer o protagonismo de Portugal em determinados momentos históricos;
    • Relacionar as diferentes correntes de pensamento com a produção artística e literária que lhes está associada;
    • Caracterizar, genericamente, a evolução da estrutura social, da cultura e dos costumes;
    • Compreender as causas que conduziram a um processo de transição democrática em Portugal.

     

    • UFCD: 6654 – Ler a imprensa escrita – 25 horas (2º Período)
    • Identificar e caracterizar tipos de textos jornalísticos.
    • Distinguir jornais da imprensa escrita.
    • Desenvolver o espírito crítico e a capacidade comunicativa.

     

    • UFCD: 6655 – A literatura do nosso tempo – 50 horas (2º Período)
    • Identificar características genéricas do texto literário;
    • Caracterizar genericamente os diferentes géneros literários;
    • Distinguir os vários géneros literários;
    • Estabelecer relações entre a literatura portuguesa do século XX e outras formas de expressão artística;
    • Identificar fontes de influência de diferentes correntes ou autores nacionais e estrangeiros;
    • Reconhecer um conjunto de autores representativos do século XX e relaciona-os com a sua forma de escrita e principais obras;
    • Desenvolver capacidades de leitura, interpretação, análise crítica e de apreço pela arte.

     

    • UFCD: 6656 – Mudanças profissionais e mercado de trabalho – 25 horas

    (2º Período)

    • Relacionar a evolução da organização do trabalho e das profissões com as mudanças científicas e tecnológicas;
    • Avaliar os impactos das novas tecnologias no exercício profissional;
    • Compreender a influência das novas dinâmicas na evolução do mercado de trabalho;
    • Reconhecer a importância da aprendizagem ao longo da vida, independentemente do contexto em que a mesma se processa.

     

    • UFCD: 6657 – Diversidade linguística e cultural – 25 horas (3º Período)
    • Reconhece a língua como característica de uma cultura.
    • Identifica os diferentes falares regionais e os seus elementos diferenciadores.
    • Interpreta corretamente o sentido da expressão “unidade na diversidade”.
    • Situa geograficamente os diferentes falares.
    • Identifica alguns aspetos culturais dos países pertencentes à CPLP.
    • Relaciona os objetivos da CPLP com os objetivos da política externa portuguesa.

     

    • UFCD: 6658 – Procurar emprego – 50 horas (3º Período)
    • Compreende as exigências do mercado de trabalho em termos de inserção profissional.
    • Identifica e consulta fontes diversificadas de ofertas de emprego.
    • Constrói instrumentos diversificados de candidatura a um emprego.
    • Explicita as finalidades dos diferentes instrumentos de candidatura ao emprego.
    • Distingue comportamentos e posturas ajustados e desajustados durante os processos de seleção para um emprego.
    • Reconhece a importância da procura ativa de emprego.
    • Desenvolve capacidades de iniciativa e de responsabilidade pessoal.

     

    • Comunicar em língua inglesa (CLI)
    • UFCD: 6659 – Ler documentos informativos – 25 horas (1º Período)
    • Lê e interpreta documentos informativos e utilitários.
    • Adequa o discurso oral e escrito, em situações do quotidiano, de acordo com as aprendizagens efetuadas.
    • Elabora um glossário com base nos documentos trabalhados.

     

    • UFCD: 6660 – Conhecer os problemas do mundo atual – 50 horas (1º Período)
    • Consulta várias fontes de informação.
    • Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
    • Analisa criticamente a informação.
    • Produz textos escritos.
    • Argumenta oralmente sobre os textos produzidos.
    • Consciencializa-se dos problemas que afetam presentemente a humanidade.
    • Identifica a importância de alterar políticas, atitudes e comportamentos.

     

    • UFCD: 6661 – Viajar na Europa – 25 horas (1º Período)
    • Consulta várias fontes de informação.
    • Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
    • Reconhece o espaço europeu e o espaço comunitário.
    • Identifica as diferentes moedas utilizadas no espaço europeu e reconhece o respetivo valor face ao euro.
    • Prepara a viagem a realizar.
    • Preenche formulários e outros impressos.
    • Utiliza mapas para identificar e se deslocar até aos locais pretendidos.

     

    • UFCD: 6662 – Escolher uma profissão/Mudar de atividade – 25 horas

    (3º Período)

    • Consulta várias fontes de informação.
    • Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
    • Analisa criticamente a informação.
    • Identifica e desmonta estereótipos profissionais.
    • Produz documentos de resposta a anúncios de oferta de emprego.

     

    • UFCD: 6663 – Debater os direitos e deveres dos cidadãos – 25 horas

    (3º Período)

    • Consulta várias fontes de informação.
    • Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
    • Analisa criticamente a informação.
    • Distingue liberdade, direito e dever.
    • Defende e exerce, em consciência, os seus direitos e deveres.

     

    • UFCD: 6664 – Realizar uma exposição sobre as instituições internacionais – 50 horas (2º Período)
    • Consulta várias fontes de informação.
    • Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
    • Identifica as instituições internacionais com maior relevância nas diferentes áreas de intervenção.
    • Debate, em grupo, as opções de realização do trabalho.
    • Apresenta em exposição, sob a forma de cartaz ou de outro suporte, uma instituição internacional.
    • Mundo atual (MA)
    • UFCD: 6665– O Homem e o ambiente – 25 horas (1º Período)
    • Caracteriza os principais problemas ambientais.
    • Compreende o impacte da atividade humana no ambiente.
    • Identifica os efeitos da poluição na saúde pública.
    • Reconhece a importância da alteração de atitudes e comportamentos na preservação do ambiente.
    • Compreende que nos processos de tomada de decisão sobre problemáticas ambientais concorrem diversas perspetivas refletindo interesses e valores diferentes.

     

    • UFCD: 6666– Publicidade: um discurso de sedução – 25 horas (1º Período)
    • Identifica e interpreta os mecanismos e meios usados pela publicidade para influenciar o consumidor.
    • Cria hábitos de comparação e de comprovação das características reais de produtos e serviços face às caraterísticas definidas pela publicidade.
    • Promove uma consciência crítica face às necessidades de consumo criadas através da publicidade.
    • Identifica modelos sociais, morais, culturais e ideológicos, implícitos na mensagem publicitária.
    • Interpreta e aplica a Lei da publicidade a casos específicos.

     

    • UFCD: 6667 – Portugal: do autoritarismo à democracia – 25 horas (2º Período)
    • Promove uma consciência analítica e crítica, com base em acontecimentos e/ou problemas do Mundo atual.

     

    • UFCD: 6668 – Uma nova ordem económica mundial – 25 horas (3º Período)
    • Conhece, globalmente, as interdependências que no mundo contemporâneo conferem carácter mundial às relações económicas.
    • Identifica grandes assimetrias ao nível do mundo, das regiões e dos países.
    • Identifica as causas económicas e políticas subjacentes à situação internacional no final do século e do milénio.
    • Reconhece os efeitos económicos e sociais da globalização.
    • Identifica-se com os princípios sociais, de cidadania, de subsidiariedade e de coesão defendidos por uma Europa Comunitária.

     

    • Desenvolvimento social e pessoal (DSP)
    • UFCD: 6669 – Higiene e prevenção no trabalho – 50 horas (1º Período)
    • Define conceitos de saúde, doença profissional e acidente de trabalho.
    • Relaciona saúde com local de trabalho.
    • Identifica as principais causas das doenças profissionais e dos acidentes de trabalho.
    • Identifica e interpreta elementos relevantes das estatísticas de acidentes de trabalho.
    • Identifica as principais características de um posto de trabalho-tipo.
    • Caracteriza as condições de trabalho ideais e as formas de as conservar.
    • Reconhece as vantagens da proteção coletiva e individual.
    • Utiliza meios adequados de movimentação de cargas.
    • Identifica as regras de utilização de ecrãs de computador.

     

    • UFCD: 6670 – Promoção da saúde – 25 horas (2º Período)
    • Avalia a importância dos comportamentos positivos na promoção da saúde.
    • Carateriza os diferentes tipos de toxicodependências e diversas patologias contemporâneas.
    • Reconhece as consequências do consumo do álcool, do tabaco e de estupefacientes.
    • Compreende a importância do planeamento familiar.
    • Identifica comportamentos que previnem as doenças sexualmente transmissíveis.
    • Reconhece as organizações da sociedade civil na prevenção de riscos, no combate à doença e no apoio aos cidadãos portadores de patologias ou dependências.

     

    • UFCD: 6671 – Culturas, etnias e diversidades – 25 horas (3º Período)
    • Compreende os conceitos de cultura, raça e etnia.
    • Reconhece as especificidades culturais dos principais grupos étnicos representados na sociedade portuguesa.
    • Identifica os fluxos de emigração portuguesa na atualidade.
    • Identifica tipos e situações de racismo e de discriminação.
    • Compreende como o desconhecimento gera preconceitos e medo.
    • Entende a diversidade como uma forma de riqueza.
    • Conhece os dispositivos legais e institucionais de promoção da igualdade étnico-cultural.

     

    • Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
    • UFCD: 0755 – Processador de texto – funcionalidades avançadas – 25 horas

    (1º Período)

    • Automatizar tarefas de edição e elaboração de documentos.
    • Efetuar impressões em série.
    • Elaborar e utilizar macros e formulários.

     

    • UFCD: 0767 – Internet – Navegação – 25 horas (1º Período)
    • Reconhecer a função de pesquisa na Internet.
    • Identificar as funcionalidades do correio eletrónico.

     

    • UFCD: 0757 – Folha de cálculo – funcionalidades avançadas – 25 horas

    (2º Período)

    • Executar ligações entre múltiplas folhas de cálculo.
    • Proceder à realização de análise de dados através de tabelas dinâmicas.
    • Automatizar ações através da utilização de macros.

     

    • UFCD: 0792 – Criação de páginas para a web em hipertexto – 25 horas

    (3º Período)

    • Elaborar páginas para a web, com recurso a hipertexto.

     

    • Formação de Base – Científica
    • Matemática e realidade
    • UFCD: 6672 – Organização, análise da informação e probabilidades – 50 horas

    (1º Período)

    • Pesquisa, organiza, regista e analisa informação recolhida em diversas fontes da natureza.
    • Calcula frequências absolutas e relativas.
    • Constrói e interpreta gráficos e tabelas.
    • Calcula medidas de tendência central para caracterizar uma distribuição.
    • Relaciona distribuições de frequências relativas e de probabilidades, identificando a distribuição normal e respetivas propriedades, identifica o tipo de correlação existente entre distribuições bidimensionais.
    • Analisa, interpreta e calcula probabilidades, através da noção frequencista de probabilidade e da Lei de Laplace.
    • Reconhece a importância da estatística em diversos domínios do mundo atual.

     

    • UFCD: 6673 – Operações numéricas e estimação – 25 horas (1º Período)
    • Utiliza modelos e representações numéricas para descrever os resultados de um problema.
    • Opera com números inteiros relativos, números racionais e números reais e utiliza critérios de divisibilidade.
    • Identifica e completa sequências numéricas/geométricas.
    • Opera com potências de base 10 e de expoente inteiro.
    • Utiliza a estimação na resolução de problemas e na avaliação de resultados.
    • Identifica os números irracionais e relaciona-os com o tipo de dízimas que os representam.
    • Reconhece e utiliza valores aproximados de um número, por defeito e por excesso, e as raízes quadráticas e cúbicas como inverso de potências.
    • Identifica e representa simbólica e graficamente intervalos de números reais.

     

    • UFCD: 6674 – Geometria e trigonometria – 50 horas (2º Período)
    • Constrói figuras geométricas semelhantes e relaciona perímetros, áreas e volumes de figuras bi ou tridimensionais semelhantes.
    • Identifica, descreve e compara proporções numéricas e geométricas.
    • Reconhece as diferentes isometrias – simetrias axiais, translações e rotações.
    • Utiliza o teorema de Pitágoras e a fórmula fundamental de trigonometria na resolução de problemas.
    • Calcula as razões trigonométricas de um ângulo agudo e estabelece relações entre as razões trigonométricas.
    • Reconhece o grau e o radiano como unidades de medida da amplitude de um ângulo, e utiliza o círculo trigonométrico para resolver equações trigonométricas.
    • Representa no plano figuras do espaço e constrói sólidos e respetivas planificações.
    • Classifica poliedros, triângulos e quadriláteros e reconhece as suas propriedades.
    • Intersecta sólidos por um plano e representa a secção produzida, e opera com vetores do plano e do espaço.
    • Utiliza equações vetoriais e cartesianas da reta, do plano e do espaço, bem como o produto escalar de vetores.

     

    • UFCD: 6675 – Padrões, funções e álgebra – 25 horas (2º Período)
    • Analisa regularidades numéricas e geométricas.
    • Representa graficamente uma relação entre duas variáveis e uma função afim ou quadrática.
    • Identifica os pontos relevantes de um gráfico de uma função.
    • Calcula numérica e graficamente a solução de equações/inequações e de sistemas de equações/inequações, e realiza operações com polinómios.
    • Reconhece e opera com números reais.
    • Identifica as relações existentes entre os elementos de um conjunto de números.
    • Reconhece e representa graficamente sucessões de números reais.
    • Identifica sucessões monótonas e limitadas, convergentes e divergentes, e infinitamente grandes ou infinitésimos.
    • Calcula a razão, o termo geral, a soma de n termos consecutivos de uma progressão.
    • Utiliza os limites de sucessões na resolução de problemas.

     

    • UFCD: 6676 – Funções, limites e cálculo diferencial – 50 horas (3º Período)
    • Analisa gráficos de funções e reconhece o significado do domínio, contradomínio, estudo da variação de sinal, intervalos de monotonia, continuidade, simetrias, paridade e pontos notáveis.
    • Elabora o gráfico e identifica os limites de uma função.
    • Reconhece a continuidade de uma função, num ponto e num intervalo.
    • Caracteriza, gráfica, numérica e analiticamente, as funções de proporcionalidade direta e inversa.
    • Realiza operações com funções polinomiais e elabora gráficos de funções polinomiais de grau 3 ou 4.
    • Constrói e analisa gráficos de funções racionais com termos de grau menor ou igual a 2, quanto à monotonia, extremos, domínio, paridade, zeros, taxa de variação média e assimptotas.
    • Calcula a derivada de uma função num ponto do domínio, através da definição.
    • Caracteriza a função exponencial de base superior a 1.
    • Calcula logaritmos através do respetivo conceito e opera com logaritmos.
    • Reconhece que a função logarítmica é a função inversa da função exponencial e caracteriza-a do ponto de vista gráfico e analítico.

     

    • Formação de Base – Científica
      • Psicologia e Sociologia
        • 6684: Psicologia, desenvolvimento humano, percurso de vida e comportamento – 25 horas (1º período)
      • Reconhece a Psicologia como área científica que estuda o comportamento humano na sua complexidade e na diversidade de contextos em que este se manifesta.
      • Reconhece a especificidade da Psicologia, face a outras disciplinas científicas próximas e relativamente a crenças do senso comum.
      • Reconhece a evolução da Psicologia como ciência, em termos de objeto e método de estudo.
      • Identifica as principais áreas de investigação e intervenção psicológica na atualidade.
      • Reconhece os fatores, processos e dimensões envolvidas no desenvolvimento humano.
      • Identifica as diferentes fases do desenvolvimento e afirmação da sexualidade.
      • Identifica as particularidades comportamentais subjacentes às diferentes idades do ser humano.
      • Reconhece a importância da intervenção da Psicologia no desenvolvimento humano em termos de valorização pessoal.
      • Descreve as principais características e formas de atuar em públicos de diferentes idades.

     

    • 6685: Domínio intrapessoal da cognição, emoção e motivação – 25 horas (2º período)
    • Distingue a dimensão cognitiva e afetiva do comportamento e reconhece as relações que se estabelecem entre ambas.
    • Identifica os diferentes conceitos de inteligência e aplica-os em situações de relacionamento interpessoal;
    • Reconhece as estratégias de gestão de crenças e emoções inadequadas no quotidiano.

     

    • 6687: Dinâmica de grupos, relações interpessoais, socialização e contextos – 50 horas (3º período)
    • Enuncia os conceitos de auto­conceito e auto­estima através da valorização pessoal e profissional.
    • Reconhece a importância do grupo na dinâmica das relações interpessoais.
    • Reconhece a dinâmica de grupos adequada à situação de ensino­aprendizagem em contexto real de trabalho.
    • Descreve as diferentes formas de gerir e superar conflitos (intra e interpessoais).
    • Descreve o processo de liderança e identifica as características que diferenciam os empreendedores.
    • Identifica as estruturas familiares como processos sociais dinâmicos no tempo e no espaço.
    • Reconhece a realidade dos contextos de socialização em constante mutação.
    • Reconhece a importância do grupo de pares para a inserção na comunidade e para o desenvolvimento psicossocial.
    • Analisa os contextos de socialização com recurso a instrumentos e a procedimentos adequados.

     

     

    • 6734: Vida em sociedade – 25 horas (1º período)

     

    • Reconhece os conceitos sociológicos fundamentais para descodificar a vida em sociedade, principalmente, no âmbito da família e da escola.
    • Analisa as organizações de um ponto de vista sociológico.

     

    • 6735: Dinamismo e heterogeneidade das sociedades modernas – 25 horas (2º período)

     

    • Reconhece os conceitos sociológicos fundamentais para descodificar o fenómeno da globalização.
    • Identifica as transformações verificadas no consumo das sociedades atuais e os problemas ambientais, de uma perspetiva sociológica.
    • Reconhece os conceitos de migração, diversidade étnica, género, pobreza e exclusão social, para descodificar a vida social.
    • Caracteriza, numa perspetiva sociológica, a realidade social, particularmente, em termos de desigualdades sociais.
    • Analisa aspetos relevantes do dinamismo e da diferenciação social das sociedades atuais, sobretudo, da sociedade portuguesa.

     

    • Francês

     

    • 6727: Vida quotidiana – 25 horas (1º período)

     

    • Reconhece as principais atividades de lazer, a partir das próprias vivências.
    • Identifica as potencialidades dos países francófonos enquanto destinos turísticos.
    • Distingue os principais tipos de comportamentos em termos culturais, bem como os relativos ao lazer e férias.

     

    • 6730: Diversidade Cultural – 25 horas (2º período)

     

    • Reconhece a diversidade cultural dos países que partilham o francês como língua oficial, em termos geográficos, gastronómicos, religiosos e de organização social.
    • Identifica a diversidade de produtos/serviços culturais, tais como a música, a literatura, as artes plásticas, a arquitetura e o cinema, dos países cuja língua oficial é o francês.

     

    • Formação Tecnológica

    (ver objetivos definidos no CNQ referencial de formação – 762335 – Técnico/a Geriatria, ver referencial em anexo)

     

    • Formação Prática em Contexto de Trabalho
    • Presta/auxilia nos cuidados de higiene, eliminação e conforto do idoso, nos diversos contextos de atuação.
    • Acompanha e apoia o idoso nas diversas atividades de vida diária.
    • Auxilia os profissionais responsáveis nos cuidados de alimentação, aplicados aos idosos com dependência funcional, temporária ou permanente.
    • Participa no planeamento e desenvolvimento das atividades básicas de animação e entretenimento e de estimulação dos domínios cognitivo, social e motor, de acordo com as capacidades, necessidades e interesses do idoso.
    • Presta cuidados de higiene e arrumação dos espaços envolventes e da roupa dos idosos.
    • Apoia a equipa técnica na organização do espaço, com o objetivo de prevenir acidentes domésticos e em instituições.
    • Participa na prevenção de negligência, abuso e maus tratos ao idoso.
    • Avalia a informação obtida através de instrumentos técnicos aplicados por especialistas, para melhor conhecimento do perfil funcional do idoso, e consequente adequada prestação de cuidados.
    • Estabelece a articulação com a equipa técnica responsável, a fim de reportar a evolução dos estado físico, psíquico e emocional, situações anómalas e/ou agravamento do estado de saúde do idoso, tendo em consideração as orientações e procedimentos definidos pela equipa técnica.
  • A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participante e o formador.

    Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.

  • Cursos de Aprendizagem
  • Formação presencial organizada em sala e com componente de formação prática em contexto de trabalho (instalações das entidades que assegurem a componente de formação prática)

Concordo com o armazenamento e gestão dos meus dados por este site. Ver mais informações em: Política de Privacidade.

Informação adicional

Distrito

Aveiro

Mês

Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro