Curso Informática na Ótica do Utilizador

Preço sob Consulta

Descrição

Enquadramento

A informática é um dos domínios fundamentais para o desenvolvimento económico de todos os setores de atividade do país, sendo fundamental a qualificação dos recursos humanos para a utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

35 Horas

482 – Informática na ótica do utilizador

Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos profissionais que pretendam a aquisição de competências na área.

Dotar os formandos de conhecimentos práticos ao nível das ferramentas básicas da informática nomeadamente, processador de texto e folha de cálculo.

Informática na Ótica do Utilizador – 35h

  • Processamento de texto: Word – 15h
    • Introdução ao Word, características e vantagens;
    • Criação, gravação e edição de documentos;
    • Formatações;
    • Tabelas e limites;
    • Ferramentas e configurações;
    • Impressão de documentos.
  • Processamento de folhas de cálculo: Excel – 20h
    • Introdução ao Excel, características e vantagens;
    • Criação, gravação e edição de documentos;
    • Formatações;
    • Fórmulas e gráficos;
    • Ferramentas e configuração;
    • Impressão de documentos.

A formação a executar está organizada em conteúdos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conhecimentos a desenvolver na área de formação tecnológica. Esta formação tem por objetivo uma aprendizagem inicial de um conjunto de conceitos técnicos específicos sobre a Informática complementada por exercícios de prática simulada, em ligação estreita com a teoria.Assim, os conteúdos são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos no computador, através da realização de exercícios práticos que percorrem os assuntos abordados em cada sessão de formação. No desenvolvimento de conteúdos com características de natureza mais prática, serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de autoaprendizagem/pesquisa.

Paralelamente serão privilegiados métodos pedagógicos afirmativos – centrados na transmissão de saberes do formador ao formando -, enriquecidos com métodos ativos, centrados na atividade do formando enquanto agente ativo da sua aprendizagem, o que obriga a uma maior implicação do formando em todo o processo formativo.

  • Formação Profissional Inicial.
  • Formação presencial, organizada em sala de formação.

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