Descrição
Enquadramento
A formação inicial acelerada de 140 horas é obrigatória e deve ser renovada de cinco em cinco anos, a contar da data de realização do exame, antes do fim da validade do CAM.
Segundo o Decreto-Lei nº 126/2009 de 27 de Maio, a formação inicial acelerada tem como objetivo a aquisição/atualização dos conhecimentos fundamentais para a atividade do motorista, com especial destaque para a segurança rodoviária e dos próprios motoristas e a racionalização do consumo de combustível. Assegurar a qualificação dos motoristas, tanto no acesso à atividade de condução, como durante o respetivo exercício, ao longo da sua vida ativa.
140 Horas
840 – Serviços de Transporte
Motoristas com mais de 21 anos, com carta de condução das categorias C, C+E, que tenham obtido a sua carta de condução após 9 de Setembro de 2009.
A formação visa a aquisição dos conhecimentos e aptidões práticas necessárias, de forma a desempenhar com elevados padrões de qualidade e segurança, a atividade de Motorista de Transporte Rodoviário de Veículos Pesados de Mercadorias (nacional e internacional), tem em vista a aprovação em exame a realizar no IMT e a obtenção da CQM – Carta de Qualificação de Motorista.
Mecânica e Eletrónica (07h00)
Condução defensiva, económica e ambiental (21h00)
Regulamentação laboral (07h00)
Regulamentação da atividade (14h00)
Sinistralidade (14h00)
Prevenção da Criminalidade no Transporte (07h00)
Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho (07h00)
Situações de Emergência e Primeiros Socorros (07h00)
Relações interpessoais e qualidade do serviço (14h00)
Contexto económico e Organização empresarial (14h00)
Tecnologias de Informação e Comunicação (14h00)
Formação Prática – Condução (14h00)
A formação a executar está organizada em módulos temáticos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conteúdos/conhecimentos a desenvolver, embora apresentem a flexibilidade necessária à sua adaptação em função do perfil, características e nível de conhecimento dos formandos.
Ao nível das metodologias formativas preconizadas os temas são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos. Serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de autoaprendizagem/pesquisa.
Será promovido o recurso sistemático a diferentes técnicas e métodos pedagógicos, incidindo essencialmente nos métodos ativos, nomeadamente dramatizações/role-playing, estudos de casos e resolução de problemas, com vista a uma melhor assimilação dos conhecimentos transmitidos.
Formação Profissional Contínua não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações
Formação à Distância (regime e-learning) com recurso a computador
Avaliações
Ainda não existem avaliações.