Curso Formação Inicial Acelerada de Motoristas de Pesados de Mercadorias – FIA

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Descrição

Enquadramento

Requisito legal: Lei nº 126/2009

Esta formação é comprovada através do certificado de formação profissional indispensável para o encaminhamento do formando à realização dum exame escrito ou oral organizado pelo IMTT, IP, que em caso de aprovação, fará a respetiva emissão do Certificado de Aptidão para Motorista (CAM), indispensável para a obtenção da carta de qualificação de motorista.

140 Horas

840 – Serviços de Transporte

Indivíduos de ambos os sexos, de reconhecida idoneidade e aptidão física e psicológica, que sejam titulares de carta de condução válida para veículos das categorias das categorias C e C+E e subcategorias C1 e C1+E, ou seja, para motoristas de veículos de mercadorias.

Com o desenvolvimento do curso de Formação Inicial Acelerada de Motoristas de Veículos Pesados de Mercadorias pretende-se preparar os profissionais que atuam neste segmento de mercado segundo os requisitos definidos pela Lei n.º126/2009. Este novo sistema de qualificação visa melhorar as condições de segurança numa dupla perspetiva, incidindo quer sobre a segurança rodoviária, quer sobre a segurança dos próprios motoristas.

  • MÓDULO 1 – MECÂNICA E ELETRÓNICA – 7 HORAS
    • Curvas de binário, curvas de potência e curvas de consumo específico de um motor;
    • Zona de utilização óptima do conta-rotações;
    • Diagramas de sobreposição das relações das caixas de velocidades.
    • Identificação dos componentes fundamentais das viaturas;
    • Especificidades do circuito de travagem hidráulico-pneumático;
    • Utilização dos travões e sistemas retardadores;
    • Procura do melhor compromisso entre a velocidade e a relação de caixa;
    • Utilização da inércia do veículo;
    • Utilização dos meios de acelaração e de travagem nas descidas;
    • Atitudes a adoptar em caso de falha;
    • Deteção de pequenas avarias.

    MÓDULO 2 – CONDUÇÃO DEFENSIVA, ECONÓMICA E AMBIENTAL – 21 HORAS

    • Optimização do consumo do combústivel;
    • Verificação diária do veículo e a sua importância;
    • Forças aplicadas aos veículos em movimento;
    • Utilização das relações da caixa de velocidades em funções da carga do veículo e do perfil da estrada;
    • Cálculo da carga útil de um veículo ou de um conjunto;
    • Técnicas de condução defensiva, cálculo do volume útil, repartição da carga, consequências da sobrecarga nos eixos, estabilidade do veículo e centro de gravidade;
    • Tipos de embalagens e suportes para a carga;
    • Principais categorias de mercadorias que necessitam de acondicionamento (técnicas de colocação de calços e acondicionamento, utilização de precintas de acondicionamento, verificação dos dispositivos de acondicionamento, utlização dos meios de manutenção colocação e retirada dos toldos);

    MÓDULO 3 – REGULAMENTAÇÃO LABORAL – 7 HORAS

    • Durações máximas do trabalho especifícas para os transportes;
    • Príncipios (aplicação prática através do uso de tacógrafo e da regulamentação em vigor), sanções em caso de não utilização, má utilização ou falsificação do tacógrafo;
    • Conhecimentos do ambiente social do transporte rodoviário (direitos e obrigações dos motoristas em matéria de qualificação inicial e de formação continua);
    • Igualdade de oportunidades e regulamentação aplicável.

    MÓDULO 4 – REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE – 14 HORAS

    • Regulamentação nacional e internacional;
    • Títulos para o exercício da atividade de transporte;
    • Obrigações dos contratos modelos de transporte de mercadorias, redacção dos documentos que constituem o contrato de transporte;
    • Autorizações de transporte internacional por estrada (CMR), redação da declaração de expedição, passagem das fronteiras, transitários;
    • Documentos especiais de acompanhamento da mercadoria.

    MÓDULO 5 – SINISTRALIDADE – 14 HORAS

    • Tipologias dos acidentes de trabalho no setor dos transportes;
    • Estatitísticas dos acidentes rodoviários;
    • Envolvimento dos veículos pesados de mercadorias;
    • Consequências em termos humanos, materias e financeiros.

    MÓDULO 6 – PREVENÇÃO DA CRIMINALIDADE NO TRANSPORTE – 7 HORAS

    • Informações gerais, consequências para os motoristas;
    • Medidas de prevenção;
    • Lista de controlo das verificações;
    • Legislação relativa à responsabilidade das empresas transportadoras.

    MÓDULO 7 – SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO – 7 HORAS

    • Princípios de ergonomia;
    • Fatores humanos na condução;
    • Fatores humanos na interacção com sistemas de informação e comunicação embarcados (Riscos Inerentes);
    • Noções de carga de trabalho, fadiga e stress;
    • Recomendações sobre gestos e posturas de risco e gestão de fadiga e do stress.
    • Princípios de uma alimentação saudável e equilíbrada;
    • Efeitos do alcool, dos medicamentos e de outras substâncias susceptíveis de alterar o comportamento.

    MÓDULO 8 – SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA E PRIMEIROS SOCORROS – 7 HORAS

    • Comportamento em situação de emergência:
      • Avaliar a situação;
      • Evitar o agravamento do acidente;
      • Providenciar os socorros;
      • Socorrer os feridos e aplicar os primeiros cuidados;
      • Reação em caso de incêndio, evacuação dos ocupantes, garantir a segurança de todos os passageiros;
    • Reações em casos de agressão;
    • Princípios de base da declaração amigável.

    MÓDULO 9 – RELAÇÕES INTERPESSOAIS E QUALIDADE NO SERVIÇO – 14 HORAS

    • Atitudes do motorista e imagem da marca:
      • Importância da qualidade da prestação do motorista para a empresa;
      • Diferentes papéis do motorista;
      • Diferentes interluctores do motorista;
      • Manutenção do veículo;
      • Organização do trabalho;
      • Consequências de um litígio nos planos comercial e financeiro.

    MÓDULO 10 – CONTEXTO ECONÓMICO E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL – 14 HORAS

    • A importância do transporte para o desenvolvimento social;
    • O transporte rodoviário em relação aos outros modos de transporte (concorrência, carregadores);
    • Diferentes atividades do transporte rodoviário (transportes por conta de terceiros, por conta própria, atividades auxiliares de transporte);
    • Organização dos princípais tipos de empresas de transporte rodoviários de mercadorias e das atividades auxiliares do transporte;
    • Diferentes Especializações do Transporte (camiões-cisterna, temperatura controlada, etc.), evolução dos setores (diversificação das prestações oferecidas, transporte ferroviário/transporte rodoviário, subcontratação).

    MÓDULO 11 – TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – 14 HORAS

    • Sistemas de apoio à exploração;
    • Telemática aplicada;
    • Cartões inteligentes;
    • Internet;
    • SMS;

    MÓDULO 12 – FORMAÇÃO PRÁTICA – 14 HORAS

    • Condução individual em veículo pesado de mercadorias (categoria C e C+E e subcategorias C1 + C1+E)), acompanhado(a) de formador(a).
  • A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participante e o formador.Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.
  • Formação Profissional Inicial
  • Formação Presencial organizada em sala.

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Informação adicional

Distrito

Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu

Mês

Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro

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