Descrição
Enquadramento
Sendo a educação/ formação um eixo estruturante na construção das relações dos indivíduos de ambos os sexos, no desenvolvimento de capacidades e saberes e consequentemente na construção de perfis pessoais e profissionais ativos é fundamental que os agentes educacionais e formativos possuam competências que sirvam de garante a todo o processo de mudança, organizacional e social.
72 Horas
090 – Desenvolvimento Pessoal
Agentes de formação e profissionais de educação, técnicos/as especializados/as com interesse na temática da igualdade de género.
Promover a atualização, o aperfeiçoamento e a aquisição de novas competências pedagógicas no domínio da igualdade de mulheres e homens para adequação e enriquecimento da sua própria prática profissional, enquanto agentes de multiplicação de aprendizagens. Aumentar a capacidade de abordar transversalmente a dimensão da igualdade de género na formação/ educação.
Módulo: 1 – Enquadramento Conceptual – 6 horas
- Igualdade, diversidade e cidadania
- Sexo e género
- Papéis sociais de género, paradigmas e estereótipos
- Linguagem como paradigma das (des)igualdades
- Coeducar para uma cidadania democrática
Módulo: 2 – Igualdade de Género – 12 horas
- As rotas do (s) feminismo (s) em Portugal – percurso histórico
- Orientações estruturantes para a igualdade entre homens e mulheres: internacional e nacional – Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não Discriminação; Plano Nacional Contra a Violência Doméstica; Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos
- Mecanismos nacionais e internacionais para a promoção da igualdade de género
- Responsabilidade social das organizações da sociedade civil para a concretização da igualdade de género
Módulo: 3 – Roteiros Temáticos de género: Abordagem social e Jurídica – 36 horas
- Dimensão pessoal e familiar
- Dimensão profissional
- Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal
- Democracia paritária – poder político e tomada de decisão
- Violência de género
- Saúde, Direitos sexuais e reprodutivos
- Mainstreaming de género e Ações Positivas
Módulo: 4 – Metodologias de formação em igualdade e sugestões de operacionalização -18 horas
Utilização de métodos e técnicas andragógicas promotoras da aprendizagem e facilitadoras da apropriação de conhecimento nas temáticas da igualdade de género. Tal deverá ser concretizado através da dinamização de diversas atividades grupais nas diferentes áreas da igualdade de género.
A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participante e o formador.
Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.
Formação Profissional Contínua.
Formação presencial, organizada em sala de formação.
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