Descrição
Enquadramento
Este curso dá resposta aos requisitos legais, como a Lei 102/2009 publicada em Diário da República define que “o empregador deve formar, em número suficiente, tendo em conta a dimensão da empresa e os riscos existentes, os trabalhadores responsáveis pela aplicação das medidas de combate a incêndios e de evacuação de trabalhadores”. visa habilitar os colaboradores que constituem as equipas de brigadas de combate a incêndios das empresas com conhecimentos que lhes permitam intervir no combate a incêndios, em edifícios/instalações (com recurso a equipamentos de primeira intervenção), e garantir a evacuação dos seus ocupantes. Para além disso, pretende dotar os formandos de técnicas para um correto manuseamento de extintores.
8 Horas
861 – Proteção de pessoas e bens
Operacionais, chefias intermédias e quadros de empresas. Especial enfoque sobre os que fazem parte das Brigadas e Equipas de Primeira Intervenção.
Este curso tem como objetivo geral dotar os formandos de saberes e competências necessários, na área do socorrismo, capacitando-os para uma intervenção rápida e eficaz em situações de emergência médica.
Risco de Incêndio
Fenomenologia da Combustão
Extinção de Incêndios
Extintores
Treino prático na extinção de Incêndios com utilização de extintores
A formação a executar está organizada em módulos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conteúdos/conhecimentos a desenvolver na área de formação tecnológica. Esta formação tem por objetivo uma aprendizagem aprofundada de um conjunto de conceitos técnicos específicos sobre o perfil de responsável técnico das agências funerárias complementada por exercícios, em ligação estreita com a teoria. Assim, os conteúdos são introduzidos através de uma breve explanação teórica, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos, através da realização de exercícios práticos que percorrem os assuntos abordados em cada sessão assíncrona. No desenvolvimento de conteúdos com características de natureza mais prática, serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de autoaprendizagem/pesquisa. Paralelamente serão privilegiados métodos pedagógicos afirmativos – centrados na transmissão de saberes do formador ao formando -, enriquecidos com métodos ativos, centrados na atividade do formando enquanto agente ativo da sua aprendizagem, o que obriga a uma maior implicação do formando em todo o processo formativo.
Formação Profissional Inicial / Contínua: Formação especializada
Formação presencial organizada em sala de formação
Avaliações
Não existem opiniões ainda.