Descrição
Enquadramento
O curso de Operador na Extração e Rechega de Cortiça surge como resposta ao dever das empresas prestarem aos seus trabalhadores e seus representantes para a segurança, higiene e saúde no trabalho formação adequada sobre os equipamentos e postura de trabalho utilizados, conforme o ponto 4, 5 e 10 do art.º 15º da Lei nº 102/2009 de 10 de setembro, assim como no art.º 20º no ponto 1, 2 e 4.
8 Horas
862 – Segurança e Higiene no Trabalho
Profissionais cujo exercício de funções dependa da utilização de equipamentos de trabalho ou venha a depender. Outros indivíduos, de ambos os sexos, que tenham interesse nesta área de formação.
Dotar os formandos de conhecimentos específicos para a utilização adequada de equipamentos de trabalho, nomeadamente no que respeita à operação na extração e rechega de cortiça.
Sensibilização em HST no local de trabalho – Principais causas de sinistralidade (Situações anormais previsíveis)
- Consciência de segurança
- Custos dos acidentes
- Consequências dos acidentes para o próprio e para terceiros
- Doenças profissionais
Procedimentos de segurança (condições de utilização dos equipamentos) em:
Extração manual da cortiça:
- Machada;
- Pedra de Afiar;
- Escada.
Extração mecânica da cortiça:
- Motosserra para extração de cortiça;
- “Serra” de extração de cortiça;
- Machada;
- Escada.
-
-
- A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participante e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.
- Formação Profissional Contínua.
- Formação presencial organizada em sala de formação.