Curso de Negócios e Finanças – Co-Financiado | Lisboa (ELEARNING)

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Descrição

Enquadramento

A área do Turismo e Lazer, valoriza recursos culturais e intensivos em território e aproveita as capacidades científicas e tecnológicas, nomeadamente nas áreas da gestão, marketing e TIC, e a oferta turística relevante, para a promoção de percursos e itinerâncias como forma de aproveitamento das principais infraestruturas de entrada de visitantes e turistas. O turismo, que tem registado um crescente dinamismo, é uma atividade com um forte potencial de crescimento, de valorização económica de recursos endógenos e de criação de emprego que vem promover o desenvolvimento e o crescimento económico da região abrindo a possibilidade de criar mais postos de trabalho, é crucial qualificar pessoas para trabalharem nesta área.

100 Horas

812 – Turismo e Lazer

Ativos empregados ou desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos. São considerados prioritários os adultos empregados com nível de escolaridade igual ou superior ao 9º ano de escolaridade, inclusive pessoas licenciadas. Os adultos desempregados têm que ter o 12º ano ou superior.

Dotar os formandos de competências sobre a criação de micronegócios na área do Turismo.

Módulo 1 – UFCD 7854 – Plano de negócio – criação de micronegócios – 25h

  • Planeamento e organização do trabalho
    • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
    • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
  • Conceito de plano de ação e de negócio
    • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
    • Análise de experiências de negócio

– Negócios de sucesso

– Insucesso nos negócios

  • Análise SWOT do negócio

– Pontos fortes e fracos

– Oportunidades e ameaças ou riscos

  • Segmentação do mercado

– Abordagem e estudo do mercado

– Mercado concorrencial

– Estratégias de penetração no mercado

– Perspetivas futuras de mercado

  • Plano de ação
    • Elaboração do plano individual de ação

– Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio

– Processo de angariação de clientes e negociação contratual

  • Estratégia empresarial
    • Análise, formulação e posicionamento estratégico
    • Formulação estratégica
    • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
    • Negócios de base tecnológica | Start-up
    • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
    • Estratégias de internacionalização
    • Qualidade e inovação na empresa
  • Plano de negócio
    • Principais características de um plano de negócio

– Objetivos

– Mercado, interno e externo, e política comercial

– Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa

– Etapas e atividades

– Recursos humanos

– Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)

  • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo

– Elaboração do plano de ação

– Elaboração do plano de marketing

– Desvios ao plano

  • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
  • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
  • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
  • Acompanhamento do plano de negócio
  • Negociação com os financiadores

Módulo 2 – UFCD 9821 – Produtos Financeiros Básicos – 50h

  • Depósitos à ordem vs. depósito a prazo
    • Remuneração e liquidez
    • Características dos depósitos a prazo: remuneração (conceitos de TANB, TANL, TANB média), reforços e mobilização
    • O fundo de garantia de depósito
  • Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos
  • Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários
    • Principais características: regime de prestações, regime de taxa, crédito revolving
    • Conceitos: montante do crédito, prestação, taxa de juro (TAN), TAE e TAEG
    • Custos do crédito: juros, comissões, despesas, seguros e impostos
  • Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde
    • Principais características: seguros obrigatórios vs seguros facultativos, coberturas, prémio, declaração do risco, participação do sinistro, regularização do sinistro (seguro automóvel), cessação do contrato
    • Conceitos: apólice, prémio, capital seguro, multirriscos, tomador do seguro vs segurado, franquia, período de carência, princípio indemnizatório, resgate, estorno; e no âmbito do seguro automóvel: carta verde, declaração amigável, certificado de tarifação, indemnização direta ao segurado
  • Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões
    • Receção e execução de ordens
    • Registo e depósito de Valores Mobiliários
    • Consultoria para investimento
  • Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone
  • Direitos e deveres do consumidor financeiro
    • Entidades reguladoras das instituições financeiras
    • Legislação de proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros
    • Direito a reclamar e formas de o fazer
    • Direito à informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato (e.g. Preçários, Fichas de Informação Normalizadas, minutas de contratos, cópias do contrato e extratos)
    • Dever de prestação de informação verdadeira e completa
  • A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor
  • Precaução contra a fraude
    • Instituições autorizadas a exercer a atividade
    • Fraudes mais comuns com produtos financeiros (e.g. phishing, notas falsas, utilização indevida de cheques e cartões) e sinais a que deve estar atento
    • Proteção de dados pessoais e códigos
    • Entidades a que deve recorrer em caso de fraude ou de suspeita de fraude

Módulo 3 – UFCD 9824 – Funcionamento do Sistema Financeiro – 25h

 

  • O papel dos bancos na intermediação financeira (i.e. enquanto recetores de depósitos e financiadores da economia)
  • O papel dos Bancos Centrais
    • O papel do Banco Central Europeu e a sua missão de estabilidade de preços: taxa de juro e taxa de inflação
    • As funções da moeda
    • Taxas de juro de referência (e.g. Euribor, taxa de juro de referência do Banco Central Europeu)
    • Moedas estrangeiras e taxa de câmbio
  • As funções do mercado de capitais
    • O mercado de capitais enquanto alternativa ao financiamento bancário
    • O mercado de capitais na oferta de produtos de investimento (ações, obrigações e fundos de investimento)
    • Tipos de serviços financeiros: receção e execução de ordens; registo e depósito de Valores Mobiliários; consultoria para investimento; plataformas de negociação
    • Noções de gestão de carteira
  • As funções dos seguros
    • Indemnização de perdas
    • Prevenção de riscos
    • Formação de poupança
    • Garantia
  • Tipo de instituições financeiras autorizadas (e.g. bancos, instituições financeiras de crédito, empresas de seguros, mediadores de seguros, sociedades gestoras de fundos de pensões, sociedades gestoras de fundos de investimento, sociedades financeiras de corretagem e sociedades corretoras)
  • O papel do sistema financeiro no progresso tecnológico e no financiamento do investimento

Todo o curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), síncrono, na plataforma informática moodle, através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.

Formação Modular Certificada inserida no Catálogo Nacional das Qualificações.

Formação à Distância com recurso a computador

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