Descrição
Enquadramento
A área do Turismo e Lazer, valoriza recursos culturais e intensivos em território e aproveita as capacidades científicas e tecnológicas, nomeadamente nas áreas da gestão, marketing e TIC, e a oferta turística relevante, para a promoção de percursos e itinerâncias como forma de aproveitamento das principais infraestruturas de entrada de visitantes e turistas. O turismo, que tem registado um crescente dinamismo, é uma atividade com um forte potencial de crescimento, de valorização económica de recursos endógenos e de criação de emprego que vem promover o desenvolvimento e o crescimento económico da região abrindo a possibilidade de criar mais postos de trabalho, é crucial qualificar pessoas para trabalharem nesta área
100 Horas
812 – Turismo e Lazer
Ativos empregados ou desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos. São considerados prioritários os adultos empregados com nível de escolaridade igual ou superior ao 9º ano de escolaridade, inclusive pessoas licenciadas. Os adultos desempregados têm que ter o 12º ano ou superior.
- Dotar os formandos de competências sobre a criação de micronegócios e das ferramentas base para a gestão de uma empresa.
Módulo 1 – UFCD 7854 – Plano de negócio – criação de micronegócios – 25h
- Planeamento e organização do trabalho
- Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
- Atitude, trabalho e orientação para os resultados
- Conceito de plano de ação e de negócio
- Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
- Análise de experiências de negócio
– Negócios de sucesso
– Insucesso nos negócios
- Análise SWOT do negócio
– Pontos fortes e fracos
– Oportunidades e ameaças ou riscos
- Segmentação do mercado
– Abordagem e estudo do mercado
– Mercado concorrencial
– Estratégias de penetração no mercado
– Perspetivas futuras de mercado
- Plano de ação
- Elaboração do plano individual de ação
– Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
– Processo de angariação de clientes e negociação contratual
- Estratégia empresarial
- Análise, formulação e posicionamento estratégico
- Formulação estratégica
- Planeamento, implementação e controlo de estratégias
- Negócios de base tecnológica | Start-up
- Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
- Estratégias de internacionalização
- Qualidade e inovação na empresa
- Plano de negócio
- Principais características de um plano de negócio
– Objetivos
– Mercado, interno e externo, e política comercial
– Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
– Etapas e atividades
– Recursos humanos
– Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
- Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
– Elaboração do plano de ação
– Elaboração do plano de marketing
– Desvios ao plano
- Avaliação do potencial de rendimento do negócio
- Elaboração do plano de aquisições e orçamento
- Definição da necessidade de empréstimo financeiro
- Acompanhamento do plano de negócio
- Negociação com os financiadores
Módulo 2 – UFCD 7853 – Ideias e oportunidades de negócio – 50h
- Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
- Noção de negócio sustentável
- Identificação e satisfação das necessidades
– Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
– Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
- Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
- Conceito básico de negócio
– Como resposta às necessidades da sociedade
- Das oportunidades às ideias de negócio
– Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
– Análise de uma ideia de negócio – potenciais clientes e mercado (target)
– Descrição de uma ideia de negócio
- Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
- Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
- Formas de recolha de informação
– Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
– Indireta – através de associações ou serviços especializados – públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
- Tipo de informação a recolher
– O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
– Os produtos ou serviços
– O local, as instalações e os equipamentos
– A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
– Os meios de promoção e os clientes
– O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
- Análise de experiências de criação de negócios
- Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
– Por setor de atividade/mercado
– Por negócio
- Modelos de negócio
– Benchmarking
– Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
– Parceria de outsourcing
– Franchising
– Estruturação de raiz
– Outras modalidades
- Definição do negócio e do target
- Definição sumária do negócio
- Descrição sumária das atividades
- Target a atingir
- Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
- Meios e recursos de apoio à criação de negócios
- Serviços e apoios públicos – programas e medidas
- Banca, apoios privados e capitais próprios
- Parcerias
- Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
- Análise do negócio a criar e sua validação prévia
- Análise crítica do mercado
– Estudos de mercado
– Segmentação de mercado
- Análise crítica do negócio e/ou produto
– Vantagens e desvantagens
– Mercado e concorrência
– Potencial de desenvolvimento
– Instalação de arranque
- Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
- Tipos de negócio
- Natureza e constituição jurídica do negócio
– Atividade liberal
– Empresário em nome individual
– Sociedade por quotas
- Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
- Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
- Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)
Módulo 3 – UFCD 4317 – Empresa – ferramentas clássicas de gestão – 25h
- Gestão empresarial
- A evolução histórica do conceito
- A tomada de decisões na base da gestão moderna
- Introdução às ferramentas clássicas de gestão
– Do Taylorismo ao TQM
– Ferramentas de diagnóstico – “Os diagramas em espinha”
– Ferramentas de atribuição de prioridades – “O método ABC”
– Ferramentas de análise – “A análise SWOT”
– As cinco forças competitivas de Porter
– Ferramentas de decisões estratégicas – “Matriz de BCG”
- Conceito de empresa
- Caracterização da empresa
- Critérios de classificação das empresas
- Organização da empresa
- Constituição de uma empresa
- Os contratos comerciais
- O caso dos contratos de allotment no turismo
- Documentos comerciais
- Títulos de crédito e operações bancárias
Todo o curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), síncrono, na plataforma informática moodle, através de uma tutoria ativa e permanente.
Formação Modular Certificada inserida no Catálogo Nacional das Qualificações.
Formação à Distância com recurso a computador
Avaliações
Não existem opiniões ainda.