Curso de Negócios e Empresas – Cofinanciado | Lisboa (ELEARNING)

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Descrição

Enquadramento

A área do Turismo e Lazer, valoriza recursos culturais e intensivos em território e aproveita as capacidades científicas e tecnológicas, nomeadamente nas áreas da gestão, marketing e TIC, e a oferta turística relevante, para a promoção de percursos e itinerâncias como forma de aproveitamento das principais infraestruturas de entrada de visitantes e turistas. O turismo, que tem registado um crescente dinamismo, é uma atividade com um forte potencial de crescimento, de valorização económica de recursos endógenos e de criação de emprego que vem promover o desenvolvimento e o crescimento económico da região abrindo a possibilidade de criar mais postos de trabalho, é crucial qualificar pessoas para trabalharem nesta área

100 Horas

812 – Turismo e Lazer

Ativos empregados ou desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos. São considerados prioritários os adultos empregados com nível de escolaridade igual ou superior ao 9º ano de escolaridade, inclusive pessoas licenciadas. Os adultos desempregados têm que ter o 12º ano ou superior.

  • Dotar os formandos de competências sobre a criação de micronegócios e das ferramentas base para a gestão de uma empresa.

Módulo 1 – UFCD 7854 – Plano de negócio – criação de micronegócios – 25h

  • Planeamento e organização do trabalho
    • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
    • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
  • Conceito de plano de ação e de negócio
    • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
    • Análise de experiências de negócio

– Negócios de sucesso

– Insucesso nos negócios

  • Análise SWOT do negócio

– Pontos fortes e fracos

– Oportunidades e ameaças ou riscos

  • Segmentação do mercado

– Abordagem e estudo do mercado

– Mercado concorrencial

– Estratégias de penetração no mercado

– Perspetivas futuras de mercado

  • Plano de ação
    • Elaboração do plano individual de ação

– Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio

– Processo de angariação de clientes e negociação contratual

  • Estratégia empresarial
    • Análise, formulação e posicionamento estratégico
    • Formulação estratégica
    • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
    • Negócios de base tecnológica | Start-up
    • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
    • Estratégias de internacionalização
    • Qualidade e inovação na empresa
  • Plano de negócio
    • Principais características de um plano de negócio

– Objetivos

– Mercado, interno e externo, e política comercial

– Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa

– Etapas e atividades

– Recursos humanos

– Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)

  • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo

– Elaboração do plano de ação

– Elaboração do plano de marketing

– Desvios ao plano

  • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
  • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
  • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
  • Acompanhamento do plano de negócio
  • Negociação com os financiadores

 

Módulo 2 – UFCD 7853 – Ideias e oportunidades de negócio – 50h

 

  • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
  • Noção de negócio sustentável
  • Identificação e satisfação das necessidades

– Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores

– Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação

  • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
  • Conceito básico de negócio

– Como resposta às necessidades da sociedade

  • Das oportunidades às ideias de negócio

– Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias

– Análise de uma ideia de negócio – potenciais clientes e mercado (target)

– Descrição de uma ideia de negócio

  • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
  • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
  • Formas de recolha de informação

– Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores

– Indireta – através de associações ou serviços especializados – públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes

  • Tipo de informação a recolher

– O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência

– Os produtos ou serviços

– O local, as instalações e os equipamentos

– A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks

– Os meios de promoção e os clientes

– O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos

  • Análise de experiências de criação de negócios
  • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo

– Por setor de atividade/mercado

– Por negócio

  • Modelos de negócio

– Benchmarking

– Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes

– Parceria de outsourcing

– Franchising

– Estruturação de raiz

– Outras modalidades

  • Definição do negócio e do target
  • Definição sumária do negócio
  • Descrição sumária das atividades
  • Target a atingir
  • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
  • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
  • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
  • Banca, apoios privados e capitais próprios
  • Parcerias
  • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
  • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
  • Análise crítica do mercado

– Estudos de mercado

– Segmentação de mercado

  • Análise crítica do negócio e/ou produto

– Vantagens e desvantagens

– Mercado e concorrência

– Potencial de desenvolvimento

– Instalação de arranque

  • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
  • Tipos de negócio
    • Natureza e constituição jurídica do negócio

– Atividade liberal

– Empresário em nome individual

– Sociedade por quotas

  • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
  • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
  • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

 

 

Módulo 3 – UFCD 4317 – Empresa – ferramentas clássicas de gestão – 25h

 

  • Gestão empresarial
  • A evolução histórica do conceito
  • A tomada de decisões na base da gestão moderna
  • Introdução às ferramentas clássicas de gestão

– Do Taylorismo ao TQM

– Ferramentas de diagnóstico – “Os diagramas em espinha”

– Ferramentas de atribuição de prioridades – “O método ABC”

– Ferramentas de análise – “A análise SWOT”

– As cinco forças competitivas de Porter

– Ferramentas de decisões estratégicas – “Matriz de BCG”

  • Conceito de empresa
  • Caracterização da empresa
  • Critérios de classificação das empresas
  • Organização da empresa
  • Constituição de uma empresa
  • Os contratos comerciais
  • O caso dos contratos de allotment no turismo
  • Documentos comerciais
  • Títulos de crédito e operações bancárias

Todo o curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), síncrono, na plataforma informática moodle, através de uma tutoria ativa e permanente.

Formação Modular Certificada inserida no Catálogo Nacional das Qualificações.

Formação à Distância com recurso a computador

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