Curso de Enologia

225.00 

Categoria: Etiqueta:

Descrição

Enquadramento

Desenvolver competências profissionais no sentido de possibilitar a disponibilização ao mercado de trabalho de técnicos capazes de auxiliar na tomada de decisões no setor vitícola.

36 Horas

541 – Indústrias Alimentares

Indivíduo de ambos os sexos que exerçam funções ou pretendam vir a exercer atividade profissional no sector vinícola.

Dotar os formandos de sólidos conhecimentos da descrição e origem das características que diferenciam vários tipos de vinho, assim como na descrição e explicação dos principais defeitos que podem ocorrer em vinhos.

  • Conceitos da qualidade do vinho; classificações baseadas em composição, classificações oficiais
  • Técnicas de prova de vinhos
  • Composição do vinho;
  • Fatores que influenciam a composição e a qualidade do vinho;
  • Aspetos de produção primária, casta, clima, solo;
  • Aspetos de transformação: métodos de vinificação, preparação e envelhecimento do vinho.
  • Defeitos na qualidade do vinho, origens e causas;
  • Origem microbiológica – defeitos causados por bactérias, leveduras e fungos filamentosos.
  • Origem química – oxidação, reduções, reações complexas, contaminação através de materiais de embalagem
  • Análise Sensorial
  • Resumo e reflexão sobre os conceitos de qualidade em vinho.
  • A formação a executar está organizada por conteúdos temáticos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conhecimentos a desenvolver. Trata-se de uma Formação Tecnológica que tem por objetivo uma aprendizagem aprofundada de um conjunto de conceitos técnicos específicos sobre enologia.Assim, os conteúdos são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de exercícios práticos e/ou estudos de caso que percorrem os assuntos abordados em cada sessão de formação. No desenvolvimento de conteúdos com características de natureza mais prática, serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de auto-aprendizagem/pesquisa. Paralelamente, serão privilegiados métodos pedagógicos afirmativos – centrados na transmissão de saberes do formador ao formando -, enriquecidos com métodos ativos, centrados na atividade do formando enquanto agente ativo da sua aprendizagem, o que obriga a uma maior implicação do formando em todo o processo formativo.
  • Formação profissional de atualização/aperfeiçoamento.
  • Formação presencial organizada em sala.

    Concordo com o armazenamento e gestão dos meus dados por este site. Ver mais informações em: Política de Privacidade.