Curso de Empreendedorismo – Cofinanciado | Lisboa (ELEARNING)

0.00 

Preencha por favor o formulário com os dados solicitados. Entraremos em contacto logo que possível. Obrigado

Descrição

Enquadramento

A área do Turismo e Lazer, valoriza recursos culturais e intensivos em território e aproveita as capacidades científicas e tecnológicas, nomeadamente nas áreas da gestão, marketing e TIC, e a oferta turística relevante, para a promoção de percursos e itinerâncias como forma de aproveitamento das principais infraestruturas de entrada de visitantes e turistas. O turismo, que tem registado um crescente dinamismo, é uma atividade com um forte potencial de crescimento, de valorização económica de recursos endógenos e de criação de emprego que vem promover o desenvolvimento e o crescimento económico da região abrindo a possibilidade de criar mais postos de trabalho, é crucial qualificar pessoas para trabalharem nesta área.

100 Horas

812 – Turismo e Lazer

Ativos empregados ou desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos. São considerados prioritários os adultos empregados com nível de escolaridade igual ou superior ao 9º ano de escolaridade, inclusive pessoas licenciadas. Os adultos desempregados têm que ter o 12º ano ou superior.

Dotar os formandos de competências sobre a criação de micronegócios na área do Turismo.

Módulo 1 – UFCD 7852 – Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento – 25h

 Empreendedorismo

    • Conceito de empreendedorismo
    • Vantagens de ser empreendedor
    • Espírito empreendedor versus espírito empresarial
  • Autodiagnóstico de competências empreendedoras
    • Diagnóstico da experiência de vida
    • Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”
    • Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento
    • Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor
  • Caraterísticas e competências-chave do perfil empreendedor
    • Pessoais

– Autoconfiança e automotivação

– Capacidade de decisão e de assumir riscos

– Persistência e resiliência

– Persuasão

– Concretização

  • Técnicas

– Área de negócio e de orientação para o cliente

– Planeamento, organização e domínio das TIC

– Liderança e trabalho em equipa

  • Fatores que inibem o empreendedorismo
  • Diagnóstico de necessidades do empreendedor
    • Necessidades de caráter pessoal
    • Necessidades de caráter técnico
  • Empreendedor – autoavaliação
    • Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor

 Módulo 2 – UFCD 7853 – Ideias e Oportunidades de Negócio – 50h

 Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio

    • Noção de negócio sustentável
    • Identificação e satisfação das necessidades

– Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores

– Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação

  • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
    • Conceito básico de negócio

– Como resposta às necessidades da sociedade

  • Das oportunidades às ideias de negócio

– Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias

– Análise de uma ideia de negócio – potenciais clientes e mercado (target)

– Descrição de uma ideia de negócio

  • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
  • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
    • Formas de recolha de informação

– Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores

– Indireta – através de associações ou serviços especializados – públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes

  • Tipo de informação a recolher

– O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência

– Os produtos ou serviços

– O local, as instalações e os equipamentos

– A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks

– Os meios de promoção e os clientes

– O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos

  • Análise de experiências de criação de negócios
    • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo

– Por setor de atividade/mercado

– Por negócio

  • Modelos de negócio

– Benchmarking

– Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes

– Parceria de outsourcing

– Franchising

– Estruturação de raiz

– Outras modalidades

  • Definição do negócio e do target
    • Definição sumária do negócio
    • Descrição sumária das atividades
    • Target a atingir
  • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
    • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
    • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
    • Banca, apoios privados e capitais próprios
    • Parcerias
  • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
    • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
    • Análise crítica do mercado

– Estudos de mercado

– Segmentação de mercado

  • Análise crítica do negócio e/ou produto

– Vantagens e desvantagens

– Mercado e concorrência

– Potencial de desenvolvimento

– Instalação de arranque

  • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
  • Tipos de negócio
    • Natureza e constituição jurídica do negócio

– Atividade liberal

– Empresário em nome individual

– Sociedade por quotas

  • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
    • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
    • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

 Módulo 3 – UFCD 7854 – Plano de negócio – criação de micronegócios – 25h

  • Planeamento e organização do trabalho
    • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
    • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
  • Conceito de plano de ação e de negócio
    • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
    • Análise de experiências de negócio

– Negócios de sucesso

– Insucesso nos negócios

  • Análise SWOT do negócio

– Pontos fortes e fracos

– Oportunidades e ameaças ou riscos

  • Segmentação do mercado

– Abordagem e estudo do mercado

– Mercado concorrencial

– Estratégias de penetração no mercado

– Perspetivas futuras de mercado

  • Plano de ação
    • Elaboração do plano individual de ação

– Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio

– Processo de angariação de clientes e negociação contratual

  • Estratégia empresarial
    • Análise, formulação e posicionamento estratégico
    • Formulação estratégica
    • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
    • Negócios de base tecnológica | Start-up
    • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
    • Estratégias de internacionalização
    • Qualidade e inovação na empresa
  • Plano de negócio
    • Principais características de um plano de negócio

– Objetivos

– Mercado, interno e externo, e política comercial

– Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa

– Etapas e atividades

– Recursos humanos

– Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)

  • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo

– Elaboração do plano de ação

– Elaboração do plano de marketing

– Desvios ao plano

  • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
  • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
  • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
  • Acompanhamento do plano de negócio
  • Negociação com os financiadores

Todo o curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), síncrono, na plataforma informática moodle, através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.

Formação Modular Certificada inserida no Catálogo Nacional das Qualificações.

Formação à Distância com recurso a computador

Partilhe

Avaliações

Não existem opiniões ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Curso de Empreendedorismo – Cofinanciado | Lisboa (ELEARNING)”