Descrição
Enquadramento
A área do Turismo e Lazer, valoriza recursos culturais e intensivos em território e aproveita as capacidades científicas e tecnológicas, nomeadamente nas áreas da gestão, marketing e TIC, e a oferta turística relevante, para a promoção de percursos e itinerâncias como forma de aproveitamento das principais infraestruturas de entrada de visitantes e turistas. O turismo, que tem registado um crescente dinamismo, é uma atividade com um forte potencial de crescimento, de valorização económica de recursos endógenos e de criação de emprego que vem promover o desenvolvimento e o crescimento económico da região abrindo a possibilidade de criar mais postos de trabalho, é crucial qualificar pessoas para trabalharem nesta área.
125 Horas
812 – Turismo e Lazer
Ativos empregados ou desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos. São considerados prioritários os adultos empregados com nível de escolaridade igual ou superior ao 9º ano de escolaridade, inclusive pessoas licenciadas. Os adultos desempregados têm que ter o 12º ano ou superior.
Dotar os formandos de competências sobre Contabilidade e Fiscalidade na área do Turismo.
Módulo 1 – UFCD 4318 – Contabilidade – princípios contabilísticos – 25h
- Funções da contabilidade
- Estática patrimonial
- Património da empresa
- Conta
- Inventário e balanço
- Representação do balanço
- Dinâmica patrimonial
- Registo de movimentos de conta
- Apuramento do resultado líquido do exercício
- Balanço e demonstração de resultados
Módulo 2 – UFCD 4320 – Gestão e análise financeira – 25h
- A função financeira na empresa
- Conceitos
- Objetivos
- Os mecanismos financeiros na empresa
- Os fluxos reais e os fluxos monetários
- O ciclo financeiro
- Elementos que servem de base à análise da função financeira
- O balanço
- A demonstração de resultados
- Análise económico-financeira da empresa
- Critérios de análise
- Análise gráfica do Balanço
- Mapa de Origem e Aplicação de Fundos
- Método dos Indicadores ou Rácios
- O Papel do gestor financeiro
- A curto prazo
- A longo prazo
- Estudo das fontes de financiamento
- O Orçamento de Tesouraria e o Plano Financeiro
- O risco como determinante da rentabilidade da empresa
- Comportamento do investidor face ao risco
- Variação de uma quantia de dinheiro no tempo
Módulo 3 – UFCD 4360 – Fiscalidade – 25h
- Princípios da fiscalidade
- Noção de imposto
- Classificação dos impostos
- Tipos de imposto
- IRS
- IRC
- IVA
- Imposto de selo
- IMI
Módulo 4 – UFCD 9821 – Produtos financeiros básicos – 50h
- Depósitos à ordem vs. depósito a prazo
- Remuneração e liquidez
- Características dos depósitos a prazo: remuneração (conceitos de TANB, TANL, TANB média), reforços e mobilização
- O fundo de garantia de depósito
- Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos
- Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários
- Principais características: regime de prestações, regime de taxa, crédito revolving
- Conceitos: montante do crédito, prestação, taxa de juro (TAN), TAE e TAEG
- Custos do crédito: juros, comissões, despesas, seguros e impostos
- Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde
- Principais características: seguros obrigatórios vs seguros facultativos, coberturas, prémio, declaração do risco, participação do sinistro, regularização do sinistro (seguro automóvel), cessação do contrato
- Conceitos: apólice, prémio, capital seguro, multirriscos, tomador do seguro vs segurado, franquia, período de carência, princípio indemnizatório, resgate, estorno; e no âmbito do seguro automóvel: carta verde, declaração amigável, certificado de tarifação, indemnização direta ao segurado
- Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões
- Receção e execução de ordens
- Registo e depósito de Valores Mobiliários
- Consultoria para investimento
- Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone
- Direitos e deveres do consumidor financeiro
- Entidades reguladoras das instituições financeiras
- Legislação de proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros
- Direito a reclamar e formas de o fazer
- Direito à informação pré-contratual, contratual e durante a vigência do contrato (e.g. Preçários, Fichas de Informação Normalizadas, minutas de contratos, cópias do contrato e extratos)
- Dever de prestação de informação verdadeira e completa
- A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor
- Precaução contra a fraude
- Instituições autorizadas a exercer a atividade
- Fraudes mais comuns com produtos financeiros (e.g. phishing, notas falsas,
- utilização indevida de cheques e cartões) e sinais a que deve estar atento
- Proteção de dados pessoais e códigos
- Entidades a que deve recorrer em caso de fraude ou de suspeita de fraude
Todo o curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), síncrono, na plataforma informática moodle, através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao Formando ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.
Formação Modular Certificada inserida no Catálogo Nacional das Qualificações.
Formação à Distância com recurso a computador
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