Descrição
Enquadramento
Surge da necessidade de preparar profissionais capazes de dar uma resposta de qualidade as necessidades sentidas pelas pessoas que integram o grupo da terceira idade.
3650 Horas
762 – Trabalho Social e Orientação
Indivíduos de ambos os sexos com idade inferior aos 25 anos, com o 9º ano de escolaridade concluído e sem conclusão do ensino secundário.
Pretende-se que os formandos no final da ação, baseando-se em conhecimentos atualizados, consigam prestar cuidados de apoio direto ao idoso, em contexto domiciliar e institucional, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial, tendo em consideração os objetivos definidos pela equipa técnica local e os princípios deontológicos de atuação.
Formação de Base – Sociocultural
Viver em Português (VP)
UFCD: 6651 – Portugal e a Europa – 50 horas (1º Período)
- Reconhecer a Constituição como Lei Fundamental do Estado de Direito português;
- Demonstrar conhecimento da hierarquia e das competências dos órgãos de soberania;
- Explicitar a interdependência entre governantes e governados no contexto das sociedades democráticas;
- Lidar de forma cooperante com os outros, assumindo as regras do jogo democrático;
- Indicar os objetivos da adesão de Portugal à União Europeia;
- Justificar a criação da União Europeia;
- Referir as diferentes etapas da construção europeia;
- Distinguir os diferentes Tratados;
- Caracterizar as principais instituições da União Europeia;
- Reconhecer a importância de organizações internacionais na resolução de problemas globais;
- Identificar diferentes tipos de organizações internacionais e explicita as funções das principais.
UFCD: 6652 – Os media hoje – 25 horas (1º Período)
- Distinguir comunicação e informação;
- Identificar os vários tipos de media e as respetivas funções;
- Explicitar a influência do media na opinião pública;
- Reconhecer a importância do direito à informação;
- Identificar novas formas de informação e de comunicação resultantes da evolução tecnológica.
UFCD: 6653 – Portugal e a sua História – 25 horas (1º Período)
- Situar, cronologicamente, os momentos mais importantes da história de Portugal contemporâneo;
- Identificar, em diferentes períodos de tempo, as influências estrangeiras na cultura e nos diversos setores de atividade económica portugueses;
- Reconhecer o protagonismo de Portugal em determinados momentos históricos;
- Relacionar as diferentes correntes de pensamento com a produção artística e literária que lhes está associada;
- Caracterizar, genericamente, a evolução da estrutura social, da cultura e dos costumes;
- Compreender as causas que conduziram a um processo de transição democrática em Portugal.
UFCD: 6654 – Ler a imprensa escrita – 25 horas (2º Período)
- Identificar e caracterizar tipos de textos jornalísticos.
- Distinguir jornais da imprensa escrita.
- Desenvolver o espírito crítico e a capacidade comunicativa.
UFCD: 6655 – A literatura do nosso tempo – 50 horas (2º Período)
- Identificar características genéricas do texto literário;
- Caracterizar genericamente os diferentes géneros literários;
- Distinguir os vários géneros literários;
- Estabelecer relações entre a literatura portuguesa do século XX e outras formas de expressão artística;
- Identificar fontes de influência de diferentes correntes ou autores nacionais e estrangeiros;
- Reconhecer um conjunto de autores representativos do século XX e relaciona-os com a sua forma de escrita e principais obras;
- Desenvolver capacidades de leitura, interpretação, análise crítica e de apreço pela arte.
UFCD: 6656 – Mudanças profissionais e mercado de trabalho – 25 horas
(2º Período)
- Relacionar a evolução da organização do trabalho e das profissões com as mudanças científicas e tecnológicas;
- Avaliar os impactos das novas tecnologias no exercício profissional;
- Compreender a influência das novas dinâmicas na evolução do mercado de trabalho;
- Reconhecer a importância da aprendizagem ao longo da vida, independentemente do contexto em que a mesma se processa.
UFCD: 6657 – Diversidade linguística e cultural – 25 horas (3º Período)
- Reconhece a língua como característica de uma cultura.
- Identifica os diferentes falares regionais e os seus elementos diferenciadores.
- Interpreta corretamente o sentido da expressão “unidade na diversidade”.
- Situa geograficamente os diferentes falares.
- Identifica alguns aspetos culturais dos países pertencentes à CPLP.
- Relaciona os objetivos da CPLP com os objetivos da política externa portuguesa.
UFCD: 6658 – Procurar emprego – 50 horas (3º Período)
- Compreende as exigências do mercado de trabalho em termos de inserção profissional.
- Identifica e consulta fontes diversificadas de ofertas de emprego.
- Constrói instrumentos diversificados de candidatura a um emprego.
- Explicita as finalidades dos diferentes instrumentos de candidatura ao emprego.
- Distingue comportamentos e posturas ajustados e desajustados durante os processos de seleção para um emprego.
- Reconhece a importância da procura ativa de emprego.
- Desenvolve capacidades de iniciativa e de responsabilidade pessoal.
Comunicar em língua inglesa (CLI)
UFCD: 6659 – Ler documentos informativos – 25 horas (1º Período)
- Lê e interpreta documentos informativos e utilitários.
- Adequa o discurso oral e escrito, em situações do quotidiano, de acordo com as aprendizagens efetuadas.
- Elabora um glossário com base nos documentos trabalhados.
UFCD: 6660 – Conhecer os problemas do mundo atual – 50 horas (1º Período)
- Consulta várias fontes de informação.
- Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
- Analisa criticamente a informação.
- Produz textos escritos.
- Argumenta oralmente sobre os textos produzidos.
- Consciencializa-se dos problemas que afetam presentemente a humanidade.
- Identifica a importância de alterar políticas, atitudes e comportamentos.
UFCD: 6661 – Viajar na Europa – 25 horas (1º Período)
- Consulta várias fontes de informação.
- Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
- Reconhece o espaço europeu e o espaço comunitário.
- Identifica as diferentes moedas utilizadas no espaço europeu e reconhece o respetivo valor face ao euro.
- Prepara a viagem a realizar.
- Preenche formulários e outros impressos.
- Utiliza mapas para identificar e se deslocar até aos locais pretendidos.
UFCD: 6662 – Escolher uma profissão/Mudar de atividade – 25 horas
(3º Período)
- Consulta várias fontes de informação.
- Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
- Analisa criticamente a informação.
- Identifica e desmonta estereótipos profissionais.
- Produz documentos de resposta a anúncios de oferta de emprego.
UFCD: 6663 – Debater os direitos e deveres dos cidadãos – 25 horas
(3º Período)
- Consulta várias fontes de informação.
- Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
- Analisa criticamente a informação.
- Distingue liberdade, direito e dever.
- Defende e exerce, em consciência, os seus direitos e deveres.
UFCD: 6664 – Realizar uma exposição sobre as instituições internacionais – 50 horas (2º Período)
- Consulta várias fontes de informação.
- Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
- Identifica as instituições internacionais com maior relevância nas diferentes áreas de intervenção.
- Debate, em grupo, as opções de realização do trabalho.
- Apresenta em exposição, sob a forma de cartaz ou de outro suporte, uma instituição internacional.
Mundo atual (MA)
UFCD: 6665– O Homem e o ambiente – 25 horas (1º Período)
- Caracteriza os principais problemas ambientais.
- Compreende o impacte da atividade humana no ambiente.
- Identifica os efeitos da poluição na saúde pública.
- Reconhece a importância da alteração de atitudes e comportamentos na preservação do ambiente.
- Compreende que nos processos de tomada de decisão sobre problemáticas ambientais concorrem diversas perspetivas refletindo interesses e valores diferentes.
UFCD: 6666– Publicidade: um discurso de sedução – 25 horas (1º Período)
- Identifica e interpreta os mecanismos e meios usados pela publicidade para influenciar o consumidor.
- Cria hábitos de comparação e de comprovação das características reais de produtos e serviços face às caraterísticas definidas pela publicidade.
- Promove uma consciência crítica face às necessidades de consumo criadas através da publicidade.
- Identifica modelos sociais, morais, culturais e ideológicos, implícitos na mensagem publicitária.
- Interpreta e aplica a Lei da publicidade a casos específicos.
UFCD: 6667 – Portugal: do autoritarismo à democracia – 25 horas (2º Período)
- Promove uma consciência analítica e crítica, com base em acontecimentos e/ou problemas do Mundo atual.
UFCD: 6668 – Uma nova ordem económica mundial – 25 horas (3º Período)
- Conhece, globalmente, as interdependências que no mundo contemporâneo conferem carácter mundial às relações económicas.
- Identifica grandes assimetrias ao nível do mundo, das regiões e dos países.
- Identifica as causas económicas e políticas subjacentes à situação internacional no final do século e do milénio.
- Reconhece os efeitos económicos e sociais da globalização.
- Identifica-se com os princípios sociais, de cidadania, de subsidiariedade e de coesão defendidos por uma Europa Comunitária.
Desenvolvimento social e pessoal (DSP)
UFCD: 6669 – Higiene e prevenção no trabalho – 50 horas (1º Período)
- Define conceitos de saúde, doença profissional e acidente de trabalho.
- Relaciona saúde com local de trabalho.
- Identifica as principais causas das doenças profissionais e dos acidentes de trabalho.
- Identifica e interpreta elementos relevantes das estatísticas de acidentes de trabalho.
- Identifica as principais características de um posto de trabalho-tipo.
- Caracteriza as condições de trabalho ideais e as formas de as conservar.
- Reconhece as vantagens da proteção coletiva e individual.
- Utiliza meios adequados de movimentação de cargas.
- Identifica as regras de utilização de ecrãs de computador.
UFCD: 6670 – Promoção da saúde – 25 horas (2º Período)
- Avalia a importância dos comportamentos positivos na promoção da saúde.
- Carateriza os diferentes tipos de toxicodependências e diversas patologias contemporâneas.
- Reconhece as consequências do consumo do álcool, do tabaco e de estupefacientes.
- Compreende a importância do planeamento familiar.
- Identifica comportamentos que previnem as doenças sexualmente transmissíveis.
- Reconhece as organizações da sociedade civil na prevenção de riscos, no combate à doença e no apoio aos cidadãos portadores de patologias ou dependências.
UFCD: 6671 – Culturas, etnias e diversidades – 25 horas (3º Período)
- Compreende os conceitos de cultura, raça e etnia.
- Reconhece as especificidades culturais dos principais grupos étnicos representados na sociedade portuguesa.
- Identifica os fluxos de emigração portuguesa na atualidade.
- Identifica tipos e situações de racismo e de discriminação.
- Compreende como o desconhecimento gera preconceitos e medo.
- Entende a diversidade como uma forma de riqueza.
- Conhece os dispositivos legais e institucionais de promoção da igualdade étnico-cultural.
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
UFCD: 0755 – Processador de texto – funcionalidades avançadas – 25 horas
(1º Período)
- Automatizar tarefas de edição e elaboração de documentos.
- Efetuar impressões em série.
- Elaborar e utilizar macros e formulários.
UFCD: 0767 – Internet – Navegação – 25 horas (1º Período)
- Reconhecer a função de pesquisa na Internet.
- Identificar as funcionalidades do correio eletrónico.
UFCD: 0757 – Folha de cálculo – funcionalidades avançadas – 25 horas
(2º Período)
- Executar ligações entre múltiplas folhas de cálculo.
- Proceder à realização de análise de dados através de tabelas dinâmicas.
- Automatizar ações através da utilização de macros.
UFCD: 0792 – Criação de páginas para a web em hipertexto – 25 horas
(3º Período)
- Elaborar páginas para a web, com recurso a hipertexto.
Formação de Base – Científica
Matemática e realidade
UFCD: 6672 – Organização, análise da informação e probabilidades – 50 horas
(1º Período)
- Pesquisa, organiza, regista e analisa informação recolhida em diversas fontes da natureza.
- Calcula frequências absolutas e relativas.
- Constrói e interpreta gráficos e tabelas.
- Calcula medidas de tendência central para caracterizar uma distribuição.
- Relaciona distribuições de frequências relativas e de probabilidades, identificando a distribuição normal e respetivas propriedades, identifica o tipo de correlação existente entre distribuições bidimensionais.
- Analisa, interpreta e calcula probabilidades, através da noção frequencista de probabilidade e da Lei de Laplace.
- Reconhece a importância da estatística em diversos domínios do mundo atual.
UFCD: 6673 – Operações numéricas e estimação – 25 horas (1º Período)
- Utiliza modelos e representações numéricas para descrever os resultados de um problema.
- Opera com números inteiros relativos, números racionais e números reais e utiliza critérios de divisibilidade.
- Identifica e completa sequências numéricas/geométricas.
- Opera com potências de base 10 e de expoente inteiro.
- Utiliza a estimação na resolução de problemas e na avaliação de resultados.
- Identifica os números irracionais e relaciona-os com o tipo de dízimas que os representam.
- Reconhece e utiliza valores aproximados de um número, por defeito e por excesso, e as raízes quadráticas e cúbicas como inverso de potências.
- Identifica e representa simbólica e graficamente intervalos de números reais.
UFCD: 6674 – Geometria e trigonometria – 50 horas (2º Período)
- Constrói figuras geométricas semelhantes e relaciona perímetros, áreas e volumes de figuras bi ou tridimensionais semelhantes.
- Identifica, descreve e compara proporções numéricas e geométricas.
- Reconhece as diferentes isometrias – simetrias axiais, translações e rotações.
- Utiliza o teorema de Pitágoras e a fórmula fundamental de trigonometria na resolução de problemas.
- Calcula as razões trigonométricas de um ângulo agudo e estabelece relações entre as razões trigonométricas.
- Reconhece o grau e o radiano como unidades de medida da amplitude de um ângulo, e utiliza o círculo trigonométrico para resolver equações trigonométricas.
- Representa no plano figuras do espaço e constrói sólidos e respetivas planificações.
- Classifica poliedros, triângulos e quadriláteros e reconhece as suas propriedades.
- Interseta sólidos por um plano e representa a secção produzida, e opera com vetores do plano e do espaço.
- Utiliza equações vetoriais e cartesianas da reta, do plano e do espaço, bem como o produto escalar de vetores.
UFCD: 6675 – Padrões, funções e álgebra – 25 horas (2º Período)
- Analisa regularidades numéricas e geométricas.
- Representa graficamente uma relação entre duas variáveis e uma função afim ou quadrática.
- Identifica os pontos relevantes de um gráfico de uma função.
- Calcula numérica e graficamente a solução de equações/inequações e de sistemas de equações/inequações, e realiza operações com polinómios.
- Reconhece e opera com números reais.
- Identifica as relações existentes entre os elementos de um conjunto de números.
- Reconhece e representa graficamente sucessões de números reais.
- Identifica sucessões monótonas e limitadas, convergentes e divergentes, e infinitamente grandes ou infinitésimos.
- Calcula a razão, o termo geral, a soma de n termos consecutivos de uma progressão.
- Utiliza os limites de sucessões na resolução de problemas.
UFCD: 6676 – Funções, limites e cálculo diferencial – 50 horas (3º Período)
- Analisa gráficos de funções e reconhece o significado do domínio, contradomínio, estudo da variação de sinal, intervalos de monotonia, continuidade, simetrias, paridade e pontos notáveis.
- Elabora o gráfico e identifica os limites de uma função.
- Reconhece a continuidade de uma função, num ponto e num intervalo.
- Caracteriza, gráfica, numérica e analiticamente, as funções de proporcionalidade direta e inversa.
- Realiza operações com funções polinomiais e elabora gráficos de funções polinomiais de grau 3 ou 4.
- Constrói e analisa gráficos de funções racionais com termos de grau menor ou igual a 2, quanto à monotonia, extremos, domínio, paridade, zeros, taxa de variação média e assimptotas.
- Calcula a derivada de uma função num ponto do domínio, através da definição.
- Caracteriza a função exponencial de base superior a 1.
- Calcula logaritmos através do respetivo conceito e opera com logaritmos.
- Reconhece que a função logarítmica é a função inversa da função exponencial e caracteriza-a do ponto de vista gráfico e analítico.
Formação de Base – Científica
Psicologia e Sociologia
6684: Psicologia, desenvolvimento humano, percurso de vida e comportamento – 25 horas (1º período)
- Reconhece a Psicologia como área científica que estuda o comportamento humano na sua complexidade e na diversidade de contextos em que este se manifesta.
- Reconhece a especificidade da Psicologia, face a outras disciplinas científicas próximas e relativamente a crenças do senso comum.
- Reconhece a evolução da Psicologia como ciência, em termos de objeto e método de estudo.
- Identifica as principais áreas de investigação e intervenção psicológica na atualidade.
- Reconhece os fatores, processos e dimensões envolvidas no desenvolvimento humano.
- Identifica as diferentes fases do desenvolvimento e afirmação da sexualidade.
- Identifica as particularidades comportamentais subjacentes às diferentes idades do ser humano.
- Reconhece a importância da intervenção da Psicologia no desenvolvimento humano em termos de valorização pessoal.
- Descreve as principais características e formas de atuar em públicos de diferentes idades.
6685: Domínio intrapessoal da cognição, emoção e motivação – 25 horas (2º período)
- Distingue a dimensão cognitiva e afetiva do comportamento e reconhece as relações que se estabelecem entre ambas.
- Identifica os diferentes conceitos de inteligência e aplica-os em situações de relacionamento interpessoal;
- Reconhece as estratégias de gestão de crenças e emoções inadequadas no quotidiano.
6687: Dinâmica de grupos, relações interpessoais, socialização e contextos – 50 horas (3º período)
- Enuncia os conceitos de autoconceito e autoestima através da valorização pessoal e profissional.
- Reconhece a importância do grupo na dinâmica das relações interpessoais.
- Reconhece a dinâmica de grupos adequada à situação de ensinoaprendizagem em contexto real de trabalho.
- Descreve as diferentes formas de gerir e superar conflitos (intra e interpessoais).
- Descreve o processo de liderança e identifica as características que diferenciam os empreendedores.
- Identifica as estruturas familiares como processos sociais dinâmicos no tempo e no espaço.
- Reconhece a realidade dos contextos de socialização em constante mutação.
- Reconhece a importância do grupo de pares para a inserção na comunidade e para o desenvolvimento psicossocial.
- Analisa os contextos de socialização com recurso a instrumentos e a procedimentos adequados.
6734: Vida em sociedade – 25 horas (1º período)
- Reconhece os conceitos sociológicos fundamentais para descodificar a vida em sociedade, principalmente, no âmbito da família e da escola.
- Analisa as organizações de um ponto de vista sociológico.
6735: Dinamismo e heterogeneidade das sociedades modernas – 25 horas (2º período)
- Reconhece os conceitos sociológicos fundamentais para descodificar o fenómeno da globalização.
- Identifica as transformações verificadas no consumo das sociedades atuais e os problemas ambientais, de uma perspetiva sociológica.
- Reconhece os conceitos de migração, diversidade étnica, género, pobreza e exclusão social, para descodificar a vida social.
- Caracteriza, numa perspetiva sociológica, a realidade social, particularmente, em termos de desigualdades sociais.
- Analisa aspetos relevantes do dinamismo e da diferenciação social das sociedades atuais, sobretudo, da sociedade portuguesa.
Francês
6727: Vida quotidiana – 25 horas (1º período)
- Reconhece as principais atividades de lazer, a partir das próprias vivências.
- Identifica as potencialidades dos países francófonos enquanto destinos turísticos.
- Distingue os principais tipos de comportamentos em termos culturais, bem como os relativos ao lazer e férias.
6730: Diversidade Cultural – 25 horas (2º período)
- Reconhece a diversidade cultural dos países que partilham o francês como língua oficial, em termos geográficos, gastronómicos, religiosos e de organização social.
- Identifica a diversidade de produtos/serviços culturais, tais como a música, a literatura, as artes plásticas, a arquitetura e o cinema, dos países cuja língua oficial é o francês.
Formação Tecnológica
(ver objetivos definidos no CNQ referencial de formação – 762335 – Técnico/a Geriatria, ver referencial em anexo)
Formação Prática em Contexto de Trabalho
- Presta/auxilia nos cuidados de higiene, eliminação e conforto do idoso, nos diversos contextos de atuação.
- Acompanha e apoia o idoso nas diversas atividades de vida diária.
- Auxilia os profissionais responsáveis nos cuidados de alimentação, aplicados aos idosos com dependência funcional, temporária ou permanente.
- Participa no planeamento e desenvolvimento das atividades básicas de animação e entretenimento e de estimulação dos domínios cognitivo, social e motor, de acordo com as capacidades, necessidades e interesses do idoso.
- Presta cuidados de higiene e arrumação dos espaços envolventes e da roupa dos idosos.
- Apoia a equipa técnica na organização do espaço, com o objetivo de prevenir acidentes domésticos e em instituições.
- Participa na prevenção de negligência, abuso e maus tratos ao idoso.
- Avalia a informação obtida através de instrumentos técnicos aplicados por especialistas, para melhor conhecimento do perfil funcional do idoso, e consequente adequada prestação de cuidados.
- Estabelece a articulação com a equipa técnica responsável, a fim de reportar a evolução dos estado físico, psíquico e emocional, situações anómalas e/ou agravamento do estado de saúde do idoso, tendo em consideração as orientações e procedimentos definidos pela equipa técnica.
- A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participante e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.
- Cursos de Aprendizagem
- Formação presencial organizada em sala e com componente de formação prática em contexto de trabalho (instalações das entidades que assegurem a componente de formação prática)
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