Curso de Aprendizagem – Técnico/a de Geriatria

0.00 

Limpar
REF: N/A Categoria: Etiquetas: , , ,

Descrição

Enquadramento

Surge da necessidade de preparar profissionais capazes de dar uma resposta de qualidade as necessidades sentidas pelas pessoas que integram o grupo da terceira idade.

3650 Horas

762 – Trabalho Social e Orientação

Indivíduos de ambos os sexos com idade inferior aos 25 anos, com o 9º ano de escolaridade concluído e sem conclusão do ensino secundário.

 

Pretende-se que os formandos no final da ação, baseando-se em conhecimentos atualizados, consigam prestar cuidados de apoio direto ao idoso, em contexto domiciliar e institucional, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial, tendo em consideração os objetivos definidos pela equipa técnica local e os princípios deontológicos de atuação.

Formação de Base – Sociocultural

Viver em Português (VP)

UFCD: 6651 – Portugal e a Europa – 50 horas (1º Período)

  • Reconhecer a Constituição como Lei Fundamental do Estado de Direito português;
  • Demonstrar conhecimento da hierarquia e das competências dos órgãos de soberania;
  • Explicitar a interdependência entre governantes e governados no contexto das sociedades democráticas;
  • Lidar de forma cooperante com os outros, assumindo as regras do jogo democrático;
  • Indicar os objetivos da adesão de Portugal à União Europeia;
  • Justificar a criação da União Europeia;
  • Referir as diferentes etapas da construção europeia;
  • Distinguir os diferentes Tratados;
  • Caracterizar as principais instituições da União Europeia;
  • Reconhecer a importância de organizações internacionais na resolução de problemas globais;
  • Identificar diferentes tipos de organizações internacionais e explicita as funções das principais.

 

UFCD: 6652 – Os media hoje – 25 horas (1º Período)

  • Distinguir comunicação e informação;
  • Identificar os vários tipos de media e as respetivas funções;
  • Explicitar a influência do media na opinião pública;
  • Reconhecer a importância do direito à informação;
  • Identificar novas formas de informação e de comunicação resultantes da evolução tecnológica.

 

UFCD: 6653 – Portugal e a sua História – 25 horas (1º Período)

  • Situar, cronologicamente, os momentos mais importantes da história de Portugal contemporâneo;
  • Identificar, em diferentes períodos de tempo, as influências estrangeiras na cultura e nos diversos setores de atividade económica portugueses;
  • Reconhecer o protagonismo de Portugal em determinados momentos históricos;
  • Relacionar as diferentes correntes de pensamento com a produção artística e literária que lhes está associada;
  • Caracterizar, genericamente, a evolução da estrutura social, da cultura e dos costumes;
  • Compreender as causas que conduziram a um processo de transição democrática em Portugal.

 

UFCD: 6654 – Ler a imprensa escrita – 25 horas (2º Período)

  • Identificar e caracterizar tipos de textos jornalísticos.
  • Distinguir jornais da imprensa escrita.
  • Desenvolver o espírito crítico e a capacidade comunicativa.

 

UFCD: 6655 – A literatura do nosso tempo – 50 horas (2º Período)

  • Identificar características genéricas do texto literário;
  • Caracterizar genericamente os diferentes géneros literários;
  • Distinguir os vários géneros literários;
  • Estabelecer relações entre a literatura portuguesa do século XX e outras formas de expressão artística;
  • Identificar fontes de influência de diferentes correntes ou autores nacionais e estrangeiros;
  • Reconhecer um conjunto de autores representativos do século XX e relaciona-os com a sua forma de escrita e principais obras;
  • Desenvolver capacidades de leitura, interpretação, análise crítica e de apreço pela arte.

 

UFCD: 6656 – Mudanças profissionais e mercado de trabalho – 25 horas

(2º Período)

  • Relacionar a evolução da organização do trabalho e das profissões com as mudanças científicas e tecnológicas;
  • Avaliar os impactos das novas tecnologias no exercício profissional;
  • Compreender a influência das novas dinâmicas na evolução do mercado de trabalho;
  • Reconhecer a importância da aprendizagem ao longo da vida, independentemente do contexto em que a mesma se processa.

 

UFCD: 6657 – Diversidade linguística e cultural – 25 horas (3º Período)

  • Reconhece a língua como característica de uma cultura.
  • Identifica os diferentes falares regionais e os seus elementos diferenciadores.
  • Interpreta corretamente o sentido da expressão “unidade na diversidade”.
  • Situa geograficamente os diferentes falares.
  • Identifica alguns aspetos culturais dos países pertencentes à CPLP.
  • Relaciona os objetivos da CPLP com os objetivos da política externa portuguesa.

 

UFCD: 6658 – Procurar emprego – 50 horas (3º Período)

  • Compreende as exigências do mercado de trabalho em termos de inserção profissional.
  • Identifica e consulta fontes diversificadas de ofertas de emprego.
  • Constrói instrumentos diversificados de candidatura a um emprego.
  • Explicita as finalidades dos diferentes instrumentos de candidatura ao emprego.
  • Distingue comportamentos e posturas ajustados e desajustados durante os processos de seleção para um emprego.
  • Reconhece a importância da procura ativa de emprego.
  • Desenvolve capacidades de iniciativa e de responsabilidade pessoal.

 

Comunicar em língua inglesa (CLI)

UFCD: 6659 – Ler documentos informativos – 25 horas (1º Período)

  • Lê e interpreta documentos informativos e utilitários.
  • Adequa o discurso oral e escrito, em situações do quotidiano, de acordo com as aprendizagens efetuadas.
  • Elabora um glossário com base nos documentos trabalhados.

 

UFCD: 6660 – Conhecer os problemas do mundo atual – 50 horas (1º Período)

  • Consulta várias fontes de informação.
  • Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
  • Analisa criticamente a informação.
  • Produz textos escritos.
  • Argumenta oralmente sobre os textos produzidos.
  • Consciencializa-se dos problemas que afetam presentemente a humanidade.
  • Identifica a importância de alterar políticas, atitudes e comportamentos.

 

UFCD: 6661 – Viajar na Europa – 25 horas (1º Período)

  • Consulta várias fontes de informação.
  • Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
  • Reconhece o espaço europeu e o espaço comunitário.
  • Identifica as diferentes moedas utilizadas no espaço europeu e reconhece o respetivo valor face ao euro.
  • Prepara a viagem a realizar.
  • Preenche formulários e outros impressos.
  • Utiliza mapas para identificar e se deslocar até aos locais pretendidos.

 

UFCD: 6662 – Escolher uma profissão/Mudar de atividade – 25 horas

(3º Período)

  • Consulta várias fontes de informação.
  • Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
  • Analisa criticamente a informação.
  • Identifica e desmonta estereótipos profissionais.
  • Produz documentos de resposta a anúncios de oferta de emprego.

 

UFCD: 6663 – Debater os direitos e deveres dos cidadãos – 25 horas

(3º Período)

  • Consulta várias fontes de informação.
  • Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
  • Analisa criticamente a informação.
  • Distingue liberdade, direito e dever.
  • Defende e exerce, em consciência, os seus direitos e deveres.

 

UFCD: 6664 – Realizar uma exposição sobre as instituições internacionais – 50 horas (2º Período)

  • Consulta várias fontes de informação.
  • Seleciona, organiza e sistematiza a informação recolhida.
  • Identifica as instituições internacionais com maior relevância nas diferentes áreas de intervenção.
  • Debate, em grupo, as opções de realização do trabalho.
  • Apresenta em exposição, sob a forma de cartaz ou de outro suporte, uma instituição internacional.

 

Mundo atual (MA)

UFCD: 6665– O Homem e o ambiente – 25 horas (1º Período)

  • Caracteriza os principais problemas ambientais.
  • Compreende o impacte da atividade humana no ambiente.
  • Identifica os efeitos da poluição na saúde pública.
  • Reconhece a importância da alteração de atitudes e comportamentos na preservação do ambiente.
  • Compreende que nos processos de tomada de decisão sobre problemáticas ambientais concorrem diversas perspetivas refletindo interesses e valores diferentes.

 

UFCD: 6666– Publicidade: um discurso de sedução – 25 horas (1º Período)

  • Identifica e interpreta os mecanismos e meios usados pela publicidade para influenciar o consumidor.
  • Cria hábitos de comparação e de comprovação das características reais de produtos e serviços face às caraterísticas definidas pela publicidade.
  • Promove uma consciência crítica face às necessidades de consumo criadas através da publicidade.
  • Identifica modelos sociais, morais, culturais e ideológicos, implícitos na mensagem publicitária.
  • Interpreta e aplica a Lei da publicidade a casos específicos.

 

UFCD: 6667 – Portugal: do autoritarismo à democracia – 25 horas (2º Período)

  • Promove uma consciência analítica e crítica, com base em acontecimentos e/ou problemas do Mundo atual.

 

UFCD: 6668 – Uma nova ordem económica mundial – 25 horas (3º Período)

  • Conhece, globalmente, as interdependências que no mundo contemporâneo conferem carácter mundial às relações económicas.
  • Identifica grandes assimetrias ao nível do mundo, das regiões e dos países.
  • Identifica as causas económicas e políticas subjacentes à situação internacional no final do século e do milénio.
  • Reconhece os efeitos económicos e sociais da globalização.
  • Identifica-se com os princípios sociais, de cidadania, de subsidiariedade e de coesão defendidos por uma Europa Comunitária.

 

Desenvolvimento social e pessoal (DSP)

UFCD: 6669 – Higiene e prevenção no trabalho – 50 horas (1º Período)

  • Define conceitos de saúde, doença profissional e acidente de trabalho.
  • Relaciona saúde com local de trabalho.
  • Identifica as principais causas das doenças profissionais e dos acidentes de trabalho.
  • Identifica e interpreta elementos relevantes das estatísticas de acidentes de trabalho.
  • Identifica as principais características de um posto de trabalho-tipo.
  • Caracteriza as condições de trabalho ideais e as formas de as conservar.
  • Reconhece as vantagens da proteção coletiva e individual.
  • Utiliza meios adequados de movimentação de cargas.
  • Identifica as regras de utilização de ecrãs de computador.

 

UFCD: 6670 – Promoção da saúde – 25 horas (2º Período)

  • Avalia a importância dos comportamentos positivos na promoção da saúde.
  • Carateriza os diferentes tipos de toxicodependências e diversas patologias contemporâneas.
  • Reconhece as consequências do consumo do álcool, do tabaco e de estupefacientes.
  • Compreende a importância do planeamento familiar.
  • Identifica comportamentos que previnem as doenças sexualmente transmissíveis.
  • Reconhece as organizações da sociedade civil na prevenção de riscos, no combate à doença e no apoio aos cidadãos portadores de patologias ou dependências.

 

UFCD: 6671 – Culturas, etnias e diversidades – 25 horas (3º Período)

  • Compreende os conceitos de cultura, raça e etnia.
  • Reconhece as especificidades culturais dos principais grupos étnicos representados na sociedade portuguesa.
  • Identifica os fluxos de emigração portuguesa na atualidade.
  • Identifica tipos e situações de racismo e de discriminação.
  • Compreende como o desconhecimento gera preconceitos e medo.
  • Entende a diversidade como uma forma de riqueza.
  • Conhece os dispositivos legais e institucionais de promoção da igualdade étnico-cultural.

 

Tecnologias da informação e comunicação (TIC)

UFCD: 0755 – Processador de texto – funcionalidades avançadas – 25 horas

(1º Período)

  • Automatizar tarefas de edição e elaboração de documentos.
  • Efetuar impressões em série.
  • Elaborar e utilizar macros e formulários.

 

UFCD: 0767 – Internet – Navegação – 25 horas (1º Período)

  • Reconhecer a função de pesquisa na Internet.
  • Identificar as funcionalidades do correio eletrónico.

 

UFCD: 0757 – Folha de cálculo – funcionalidades avançadas – 25 horas

(2º Período)

  • Executar ligações entre múltiplas folhas de cálculo.
  • Proceder à realização de análise de dados através de tabelas dinâmicas.
  • Automatizar ações através da utilização de macros.

 

UFCD: 0792 – Criação de páginas para a web em hipertexto – 25 horas

(3º Período)

  • Elaborar páginas para a web, com recurso a hipertexto.

 

Formação de Base – Científica

Matemática e realidade

UFCD: 6672 – Organização, análise da informação e probabilidades – 50 horas

(1º Período)

  • Pesquisa, organiza, regista e analisa informação recolhida em diversas fontes da natureza.
  • Calcula frequências absolutas e relativas.
  • Constrói e interpreta gráficos e tabelas.
  • Calcula medidas de tendência central para caracterizar uma distribuição.
  • Relaciona distribuições de frequências relativas e de probabilidades, identificando a distribuição normal e respetivas propriedades, identifica o tipo de correlação existente entre distribuições bidimensionais.
  • Analisa, interpreta e calcula probabilidades, através da noção frequencista de probabilidade e da Lei de Laplace.
  • Reconhece a importância da estatística em diversos domínios do mundo atual.

 

UFCD: 6673 – Operações numéricas e estimação – 25 horas (1º Período)

  • Utiliza modelos e representações numéricas para descrever os resultados de um problema.
  • Opera com números inteiros relativos, números racionais e números reais e utiliza critérios de divisibilidade.
  • Identifica e completa sequências numéricas/geométricas.
  • Opera com potências de base 10 e de expoente inteiro.
  • Utiliza a estimação na resolução de problemas e na avaliação de resultados.
  • Identifica os números irracionais e relaciona-os com o tipo de dízimas que os representam.
  • Reconhece e utiliza valores aproximados de um número, por defeito e por excesso, e as raízes quadráticas e cúbicas como inverso de potências.
  • Identifica e representa simbólica e graficamente intervalos de números reais.

 

UFCD: 6674 – Geometria e trigonometria – 50 horas (2º Período)

  • Constrói figuras geométricas semelhantes e relaciona perímetros, áreas e volumes de figuras bi ou tridimensionais semelhantes.
  • Identifica, descreve e compara proporções numéricas e geométricas.
  • Reconhece as diferentes isometrias – simetrias axiais, translações e rotações.
  • Utiliza o teorema de Pitágoras e a fórmula fundamental de trigonometria na resolução de problemas.
  • Calcula as razões trigonométricas de um ângulo agudo e estabelece relações entre as razões trigonométricas.
  • Reconhece o grau e o radiano como unidades de medida da amplitude de um ângulo, e utiliza o círculo trigonométrico para resolver equações trigonométricas.
  • Representa no plano figuras do espaço e constrói sólidos e respetivas planificações.
  • Classifica poliedros, triângulos e quadriláteros e reconhece as suas propriedades.
  • Interseta sólidos por um plano e representa a secção produzida, e opera com vetores do plano e do espaço.
  • Utiliza equações vetoriais e cartesianas da reta, do plano e do espaço, bem como o produto escalar de vetores.

 

UFCD: 6675 – Padrões, funções e álgebra – 25 horas (2º Período)

  • Analisa regularidades numéricas e geométricas.
  • Representa graficamente uma relação entre duas variáveis e uma função afim ou quadrática.
  • Identifica os pontos relevantes de um gráfico de uma função.
  • Calcula numérica e graficamente a solução de equações/inequações e de sistemas de equações/inequações, e realiza operações com polinómios.
  • Reconhece e opera com números reais.
  • Identifica as relações existentes entre os elementos de um conjunto de números.
  • Reconhece e representa graficamente sucessões de números reais.
  • Identifica sucessões monótonas e limitadas, convergentes e divergentes, e infinitamente grandes ou infinitésimos.
  • Calcula a razão, o termo geral, a soma de n termos consecutivos de uma progressão.
  • Utiliza os limites de sucessões na resolução de problemas.

 

UFCD: 6676 – Funções, limites e cálculo diferencial – 50 horas (3º Período)

  • Analisa gráficos de funções e reconhece o significado do domínio, contradomínio, estudo da variação de sinal, intervalos de monotonia, continuidade, simetrias, paridade e pontos notáveis.
  • Elabora o gráfico e identifica os limites de uma função.
  • Reconhece a continuidade de uma função, num ponto e num intervalo.
  • Caracteriza, gráfica, numérica e analiticamente, as funções de proporcionalidade direta e inversa.
  • Realiza operações com funções polinomiais e elabora gráficos de funções polinomiais de grau 3 ou 4.
  • Constrói e analisa gráficos de funções racionais com termos de grau menor ou igual a 2, quanto à monotonia, extremos, domínio, paridade, zeros, taxa de variação média e assimptotas.
  • Calcula a derivada de uma função num ponto do domínio, através da definição.
  • Caracteriza a função exponencial de base superior a 1.
  • Calcula logaritmos através do respetivo conceito e opera com logaritmos.
  • Reconhece que a função logarítmica é a função inversa da função exponencial e caracteriza-a do ponto de vista gráfico e analítico.

 

Formação de Base – Científica

Psicologia e Sociologia

6684: Psicologia, desenvolvimento humano, percurso de vida e comportamento – 25 horas (1º período)

  • Reconhece a Psicologia como área científica que estuda o comportamento humano na sua complexidade e na diversidade de contextos em que este se manifesta.
  • Reconhece a especificidade da Psicologia, face a outras disciplinas científicas próximas e relativamente a crenças do senso comum.
  • Reconhece a evolução da Psicologia como ciência, em termos de objeto e método de estudo.
  • Identifica as principais áreas de investigação e intervenção psicológica na atualidade.
  • Reconhece os fatores, processos e dimensões envolvidas no desenvolvimento humano.
  • Identifica as diferentes fases do desenvolvimento e afirmação da sexualidade.
  • Identifica as particularidades comportamentais subjacentes às diferentes idades do ser humano.
  • Reconhece a importância da intervenção da Psicologia no desenvolvimento humano em termos de valorização pessoal.
  • Descreve as principais características e formas de atuar em públicos de diferentes idades.

 

6685: Domínio intrapessoal da cognição, emoção e motivação – 25 horas (2º período)

  • Distingue a dimensão cognitiva e afetiva do comportamento e reconhece as relações que se estabelecem entre ambas.
  • Identifica os diferentes conceitos de inteligência e aplica-os em situações de relacionamento interpessoal;
  • Reconhece as estratégias de gestão de crenças e emoções inadequadas no quotidiano.

 

6687: Dinâmica de grupos, relações interpessoais, socialização e contextos – 50 horas (3º período)

  • Enuncia os conceitos de auto­conceito e auto­estima através da valorização pessoal e profissional.
  • Reconhece a importância do grupo na dinâmica das relações interpessoais.
  • Reconhece a dinâmica de grupos adequada à situação de ensino­aprendizagem em contexto real de trabalho.
  • Descreve as diferentes formas de gerir e superar conflitos (intra e interpessoais).
  • Descreve o processo de liderança e identifica as características que diferenciam os empreendedores.
  • Identifica as estruturas familiares como processos sociais dinâmicos no tempo e no espaço.
  • Reconhece a realidade dos contextos de socialização em constante mutação.
  • Reconhece a importância do grupo de pares para a inserção na comunidade e para o desenvolvimento psicossocial.
  • Analisa os contextos de socialização com recurso a instrumentos e a procedimentos adequados.

 

6734: Vida em sociedade – 25 horas (1º período)

  • Reconhece os conceitos sociológicos fundamentais para descodificar a vida em sociedade, principalmente, no âmbito da família e da escola.
  • Analisa as organizações de um ponto de vista sociológico.

 

6735: Dinamismo e heterogeneidade das sociedades modernas – 25 horas (2º período)

  • Reconhece os conceitos sociológicos fundamentais para descodificar o fenómeno da globalização.
  • Identifica as transformações verificadas no consumo das sociedades atuais e os problemas ambientais, de uma perspetiva sociológica.
  • Reconhece os conceitos de migração, diversidade étnica, género, pobreza e exclusão social, para descodificar a vida social.
  • Caracteriza, numa perspetiva sociológica, a realidade social, particularmente, em termos de desigualdades sociais.
  • Analisa aspetos relevantes do dinamismo e da diferenciação social das sociedades atuais, sobretudo, da sociedade portuguesa.

 

Francês

 6727: Vida quotidiana – 25 horas (1º período)

  •  Reconhece as principais atividades de lazer, a partir das próprias vivências.
  • Identifica as potencialidades dos países francófonos enquanto destinos turísticos.
  • Distingue os principais tipos de comportamentos em termos culturais, bem como os relativos ao lazer e férias.

 

6730: Diversidade Cultural – 25 horas (2º período)

  • Reconhece a diversidade cultural dos países que partilham o francês como língua oficial, em termos geográficos, gastronómicos, religiosos e de organização social.
  • Identifica a diversidade de produtos/serviços culturais, tais como a música, a literatura, as artes plásticas, a arquitetura e o cinema, dos países cuja língua oficial é o francês.

 

Formação Tecnológica

(ver objetivos definidos no CNQ referencial de formação – 762335 – Técnico/a Geriatria, ver referencial em anexo)

Formação Prática em Contexto de Trabalho

  • Presta/auxilia nos cuidados de higiene, eliminação e conforto do idoso, nos diversos contextos de atuação.
  • Acompanha e apoia o idoso nas diversas atividades de vida diária.
  • Auxilia os profissionais responsáveis nos cuidados de alimentação, aplicados aos idosos com dependência funcional, temporária ou permanente.
  • Participa no planeamento e desenvolvimento das atividades básicas de animação e entretenimento e de estimulação dos domínios cognitivo, social e motor, de acordo com as capacidades, necessidades e interesses do idoso.
  • Presta cuidados de higiene e arrumação dos espaços envolventes e da roupa dos idosos.
  • Apoia a equipa técnica na organização do espaço, com o objetivo de prevenir acidentes domésticos e em instituições.
  • Participa na prevenção de negligência, abuso e maus tratos ao idoso.
  • Avalia a informação obtida através de instrumentos técnicos aplicados por especialistas, para melhor conhecimento do perfil funcional do idoso, e consequente adequada prestação de cuidados.
  • Estabelece a articulação com a equipa técnica responsável, a fim de reportar a evolução dos estado físico, psíquico e emocional, situações anómalas e/ou agravamento do estado de saúde do idoso, tendo em consideração as orientações e procedimentos definidos pela equipa técnica.
  • A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participante e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.
  • Cursos de Aprendizagem
  • Formação presencial organizada em sala e com componente de formação prática em contexto de trabalho (instalações das entidades que assegurem a componente de formação prática)

    Concordo com o armazenamento e gestão dos meus dados por este site. Ver mais informações em: Política de Privacidade.

    Partilhe

    Informação adicional

    Distrito

    Aveiro

    Mês

    Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro

    Avaliações

    Não existem opiniões ainda.

    Seja o primeiro a avaliar “Curso de Aprendizagem – Técnico/a de Geriatria”