Curso de Alemão

850.00 

Descrição

Enquadramento

Os conhecimentos linguísticos ao nível do Alemão é, nos dias de hoje, uma competência fulcral não só ao nível da atividade económica como ao nível social. Para uma integração efetiva num mundo globalizado esta competência é condição sine qua non.

90 Horas

222 – Línguas e Literatura Estrangeiras

Jovens e/ou adultos, sem conhecimentos prévios ou com conhecimentos reduzidos de Alemão, que pretendam adquirir e/ ou desenvolver competências linguísticas ao nível deste idioma.

Os objetivos gerais traçados para o curso de Alemão centram-se no desenvolvimento das capacidades de comunicação em Alemão, nomeadamente ao nível da aquisição e desenvolvimento de competências básicas de leitura, escrita e compreensão e produção oral.

Componente Científico-tecnológico             90 Horas

  • Módulo 1: Alemão Iniciação (45 horas)
  • Competências de interpretação
    • Ouvir/Ver
      • Compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos
      • Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos tempos livres, bem como a temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu nível linguístico
      • Compreensão do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefónica, conversa informal entre pares, outros)
    • Ler
      • Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
      • Deteção de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa telefónica, entrevista, outros)
      • Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos
      • Perceção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos
      • Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
      • Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
      • Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da atualidade
  • Competências de produção
    • Falar/Escrever
      • Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
      • Produção, simples e breve mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista
      • Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assunto e atividades correntes
      • Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
      • Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da atualidade
      • Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana
      • Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse
      • Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afetados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação
      • Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação
      • Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais
      • Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação

 

 

  • Módulo 2: Alemão – Desenvolvimento (45 horas)
  • Competências de interpretação
    • Ouvir/Ver
  • Compreensão de discursos fluidos e capacidade de seguir linhas de argumentação dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
  • Compreensão de noticiários e programas de atualidade sobre assuntos correntes, em suportes variados
  • Compreensão de informações sobre tópicos do quotidiano e relacionados com o trabalho
  • Identificação de aspetos gerais e específicos de mensagens orais
    • Ler
  • Compreensão de diversos tipos de texto, dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, recorrendo, de forma adequada, à informação visual disponível, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
  • Compreensão de textos extensos, de caráter literário e não literário
  • Compreensão de informações técnicas, como livros de instruções e folhetos informativos, entre outros, de equipamentos usados no dia-a-dia
  • Leitura de textos de forma autónoma, apropriando-se do texto lido através da utilização de pausas, inflexões e velocidades diferentes, de forma a criar expressividade na leitura
  • Leitura e interpretação de textos longos de forma a reunir e cruzar informações de fontes diversas
  • Leitura e interpretação de textos literários de autores de mérito e impacto reconhecidos
  • Compreensão de instruções escritas complexas
  • Competências de produção
    • Falar
  • Interação eficaz em língua estrangeira, participando ativamente em discussões dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, defendendo pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras situações de aprendizagem formal, informal e não formal
  • Mobilização de recursos linguísticos de forma a relacionar informação proveniente de fontes e áreas diversificadas
  • Resumo e síntese de informação de modo lógico e coerente
  • Exposição oral de raciocínios, opiniões, ideias e ideais de forma estruturada e sustentada com argumentação adequada
  • Construção de respostas estruturadas e coerentes recorrendo a mecanismos de encadeamento de conversação
    • Escrever
  • Elaboração de textos claros e variados, de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
  • Mobilização de recursos linguísticos de forma a relacionar informação proveniente de fontes e áreas diversificadas
  • Resumo e síntese de informação de modo lógico e coerente
  • Registo de notas como forma de regulação do quotidiano
  • Produção de textos de caráter autobiográfico: cartas, memórias, diários
  • Produção de textos de caráter transaccional
  • Descrição de experiências, sentimentos e acontecimentos do contexto pessoal, profissional ou institucional
  • Produção de textos de reflexão crítica e argumentativa sobre assuntos de caráter abstrato, relacionados com as suas vivências, o seu ideário e, sempre que possível, cruzados com as temáticas dos diversos módulos de formação

A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participante e o formador.

Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.

Formação Profissional Iniciação/ atualização e aperfeiçoamento.

Formação presencial organizada em sala.

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