Curso Comunicação interna e cultura organizacional

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Descrição

Enquadramento

Comunicação interna e cultura organizacional.

16 Horas

347 – Enquadramento/ Organização na Empresa

Público em geral.

Pretende-se com este curso que os formandos reconheçam os perfis comunicacionais adaptáveis às diferentes situações.

Identificar barreiras à comunicação interna e definir soluções de melhoria, evitando situações potenciadoras de stress.

Módulo I – Como Comunicar

  • Processo de comunicação e perfis comunicacionais
  • Comunicação assertiva
    • Particularidades e vantagens do perfil assertivo
    • Empatia
      • Escuta ativa/escuta dinâmica
        • Conceito de contexto comum

 

Módulo II – Comunicação Interna

  • A empresa como sistema social
  • O Papel da Comunicação Interna
  • Identificação dos intervenientes numa comunicação e os meios a utilizar
  • Redes de comunicação na empresa
  • Instrumentos de apoio à comunicação
  • Noção de Cliente Interno
  • A Cultura institucional

 

Módulo III – Defesas contra o Stress

  • Defesas físicas
  • Defesas Mentais
  • Como ajudar-se a si mesmo…
  • Técnicas de controlo e redução de stress
  • Qualidade de vida – um estado completo de bem estar: Físico – Mental – Emocional- Social – Espiritual
  • Estratégias para a Gestão de Stress

A formação a executar está organizada em conteúdos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conhecimentos a desenvolver na área de formação tecnológica. Esta formação tem por objetivo uma aprendizagem inicial de um conjunto de conceitos específicos sobre comunicação complementada por exercícios de Brainstorming, Dinâmicas de Grupo, Atividades Práticas e Debates, em ligação estreita com a teoria.

Assim, os conteúdos são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos através da realização dos diversos exercícios anteriormente apresentados que percorrem os assuntos abordados em cada sessão de formação. No desenvolvimento de conteúdos com características de natureza mais prática, serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de autoaprendizagem/pesquisa. Paralelamente serão privilegiados métodos pedagógicos afirmativos, centrados na transmissão de saberes do formador ao formando, enriquecidos com métodos ativos, centrados na atividade do formando enquanto agente ativo da sua aprendizagem, o que obriga a uma maior implicação do formando em todo o processo formativo.

Formação profissional de atualização/aperfeiçoamento.

Formação presencial organizada em sala.

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