Curso Conceitos Básicos de Informática

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Descrição

Enquadramento

As tecnologias de informação e comunicação continuam a transformar as sociedades, proporcionando oportunidades quase ilimitadas e impensáveis ainda há poucos anos. Na atual sociedade da informação e do conhecimento mantermo-nos afastados destas tecnologias significa a adoção de uma atitude passiva em relação ao autodesenvolvimento pessoal e profissional. Significa o alheamento daquilo que é hoje o motor de desenvolvimento das sociedades atuais, em particular das sociedades modernas. Significa uma nova tipologia de analfabetismo, com todas as implicações daí resultantes no desenvolvimento do nosso país.

35 Horas

481 – Ciências Informáticas

Utilizadores de informática a um nível básico, de iniciação.

Dotar os formandos de conhecimentos práticos ao nível das ferramentas básicas da informática nomeadamente, sistema operativo, processador de texto, folha de cálculo e internet.

  • Sistema operativo – ambiente de utilização de um computador
  • Processador de texto
  • Folha de cálculo
  • Internet

A formação a executar está organizada em conteúdos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conhecimentos a desenvolver na área de formação tecnológica. Esta formação tem por objetivo uma aprendizagem inicial de um conjunto de conceitos técnicos específicos sobre a Informática complementada por exercícios de prática simulada, em ligação estreita com a teoria. Assim, os conteúdos são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos no computador, através da realização de exercícios práticos que percorrem os assuntos abordados em cada sessão de formação.

No desenvolvimento de conteúdos com características de natureza mais prática, serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de autoaprendizagem/pesquisa. Paralelamente serão privilegiados métodos pedagógicos afirmativos – centrados na transmissão de saberes do formador ao formando -, enriquecidos com métodos ativos, centrados na atividade do formando enquanto agente ativo da sua aprendizagem, o que obriga a uma maior implicação do formando em todo o processo formativo.

  • Formação contínua não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.
  • Formação presencial organizada em sala de formação.

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